Bom dia gestores,
Com base em alguns artigos e livros, abaixo algumas
dicas para melhorar a cadeia de suprimentos e a identificar as
melhores práticas, ou “hábitos”, que são a chave para a
garantia do sucesso.
1) Comunique, a melhor
prática aqui é comunicar e garantir que todos os colaboradores da
sua empresa e todos os elos de sua cadeia de suprimentos compartilhem
o significado da cadeia de suprimentos e quais são os objetivos e
que todos tenham um entendimento comum do que, por que, quem e onde,
não deve haver surpresas quanto ao que se está tentando atingir, é
necessário eliminar as barreiras e pensar horizontalmente desde o
fornecedor de matéria-prima original até o usuário.
A empresa tem que estar
100% focada em deixar o cliente satisfeito.
2) Compare o
desempenho, a segunda melhor prática é a comparação de
desempenho, para a identificação das oportunidades visando a
melhoria da cadeia de suprimentos, precisamos entender o que nossos
concorrentes estão fazendo, o que nosso setor está fazendo, o que
as melhores empresas da categoria estão fazendo para que tenhamos
uma estrutura contra a qual possamos definir as melhorias, lembram da
análise SWOT, então a melhor forma de fazer isso é identificando
os elementos mais fracos e compará-los com o setor, os concorrentes
e os melhores da categoria.
3) Priorize, a próxima
prática é a Priorização, nesta etapa, precisamos pegar as
atividades de comparação de desempenho e de avaliação e usá-las
para identificar as tarefas e os processos específicos que precisam
melhorar. O desafio é que simplesmente não se pode chegar e dizer:
“Preciso trabalhar no
transporte.”, é uma boa afirmação inicial, porém é preciso
entender no que você quer trabalhar em relação ao transporte.
Podemos trabalhar no transporte a partir de um ponto de vista de
operações; ou do ponto de vista da tecnologia e examinar a
instalação de sistemas de gerenciamento do transporte ou do
software de roteirização; ou do ponto de vista da terceirização e
examinar o que não devemos mais fazer internamente.
Portanto, a priorização
é baseada na avaliação e na comparação de desempenho que forem
feitas antecipadamente.
4) Lidere e não
apenas gerencie, a próxima melhor prática tem a ver com liderança.
Primeiramente, precisamos entender a diferença entre liderança e
gerenciamento. O gerenciamento é uma tarefa importante. Mas
infelizmente, há muito gerenciamento na maioria das empresas, muitas
pessoas para medir, controlar e realizar as tarefas. O que mais
necessita-se numa empresa é de liderança. Na maioria das empresas,
o que encontramos hoje é que elas são cerca de 95% gerenciamento e
apenas 5% liderança e precisamos ter muito mais equilíbrio, aí,
meio a meio certamente seria bom.
As pessoas que são
líderes estão sendo inovadoras e criativas e passando por você,
como líder, seu papel é o de reinventar a si próprio quando se é
o nº 1, você deve ter a consciência de que, por ser o melhor, tem
maior probabilidade de ser bem sucedido. É preciso recriar e alterar
o que estiver fazendo e isto é muito difícil.
5) Agregue valor
focando nas competências centrais, a próxima prática trata das
competências centrais. Precisamos focar nossa atenção nos aspectos
que verdadeiramente agreguem valor ao cliente e consequentemente nos
dêem posição no mercado. Se não focarmos nas competências
centrais e tentarmos fazer de tudo, não teremos tempo de fazer
melhorias, de proporcionar liderança e dedicar atenção ao que
realmente é importantes para o cliente, nos levando ao fracasso.
O desafio é que as
empresas terceirizam aspectos que não são de sua competência
central, porém elas não têm uma competência central na
terceirização, geralmente, pegam a pessoa que atualmente dirige o
transporte e a distribuição e lhe dão a responsabilidade de
terceirizar essa tarefa. Esta pessoa pode ser um especialista em
transporte e distribuição, mas não é especialista em
terceirização e acaba provocando a maior confusão,
6) Melhore
continuamente, isso não é novidade, comento isso a toda hora, a
última das melhores práticas que precisamos adaptar à cadeia de
suprimentos, é a melhoria contínua, nunca podemos parar de lutar
pelo próximo patamar de desempenho. Precisamos entender como
comunicar, comparar desempenho, avaliar, priorizar, proporcionar
liderança e focar em nossas competências centrais e em seguida
fazer isso novamente repetidas vezes.
E aí pronto para
mudar?????
Sucesso a todos,
Sucesso a todos,
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