Boa tarde gestores, abaixo algumas dicas para melhorar a inibição, e um link para dicas de como falar em público,
Quem tem a timidez como
uma de suas características deve tentar controlá-la para facilitar
a evolução na carreira, se não controlada, a timidez pode se
tornar um fator limitador, porque a pessoa fica insegura e hoje, cada
vez mais, é preciso se expor, dizem os experts.
De acordo com alguns
estudos, a timidez é um comportamento que caracteriza-se pela
inibição em situações sociais, com o aparecimento de alguns
sinais ou sintomas, como por exemplo: taquicardia, aceleração da
respiração, rubor, palidez, alteração na voz, alteração na fala
com hesitações de fala ou gagueira, boca seca, calafrios, “brancos”
e enjoo, um sentimento parecido com o de alguns alunos na hora de
apresetnação de trabalhos
Onde prejudica?
De modo geral, dizem as
especialistas, quando a timidez é grande, ela acaba impedindo o
profissional de expor suas ideias e sugestões, atrapalha na
apresentação de projetos, além de prejudicar o relacionamento com
clientes e colegas de trabalho.
Dentre as profissões,
a timidez se torna mais prejudicial em áreas que necessitam de mais
integração e relacionamento interpessoal, como RH (recursos
humanos), comunicação e vendas, já nas áreas em que as pessoas
precisam ser mais focadas e centradas, como TI (tecnologia da
informação), a timidez pode ser até uma aliada.
Como amenizar os
efeitos?
Para as especialistas,
se a pessoa se sente prejudicada pela timidez, ela deve se
autoavaliar e redefinir objetivos, buscando superar as dificuldades
sozinha ou mesmo procurando ajuda profissional, neste sentido, alguns
exercícios simples realizados em torno de 25 minutos antes de
momentos de exposição podem ajudar:
Respiração abdominal;
Espreguiçar e alongar
o corpo;
Rotações de ombro;
Rotações de cabeça e
pescoço lentamente (movimentos para frente e para trás, para os
lados e circular);
Bocejo;
Respiração:
inspiração e expiração com a pronúncia dos sons de /s/, depois
de /f/ e, para finalizar, de /x/;
Sons vibrantes
(vibração de ponta de língua ou de lábios).
Liderança
No que diz respeito à
liderança, ao perceber que um profissional é tímido, o líder deve
buscar interagir com aquela pessoa e se mostrar acolhedor, o líder
não deve discriminar jamais o profissional, pois é importante que
este sinta que há confiança em seu trabalho.
E aí querido
aluno/leitor vamos colocar essas técnicas em prática?
Sucesso a todos,
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