Timidez, dicas para não ficar nervoso em apresentações.

Boa tarde gestores, abaixo algumas dicas para melhorar a inibição, e um link para dicas de como falar em público,




Quem tem a timidez como uma de suas características deve tentar controlá-la para facilitar a evolução na carreira, se não controlada, a timidez pode se tornar um fator limitador, porque a pessoa fica insegura e hoje, cada vez mais, é preciso se expor, dizem os experts.

De acordo com alguns estudos, a timidez é um comportamento que caracteriza-se pela inibição em situações sociais, com o aparecimento de alguns sinais ou sintomas, como por exemplo: taquicardia, aceleração da respiração, rubor, palidez, alteração na voz, alteração na fala com hesitações de fala ou gagueira, boca seca, calafrios, “brancos” e enjoo, um sentimento parecido com o de alguns alunos na hora de apresetnação de trabalhos

Onde prejudica?

De modo geral, dizem as especialistas, quando a timidez é grande, ela acaba impedindo o profissional de expor suas ideias e sugestões, atrapalha na apresentação de projetos, além de prejudicar o relacionamento com clientes e colegas de trabalho.

Dentre as profissões, a timidez se torna mais prejudicial em áreas que necessitam de mais integração e relacionamento interpessoal, como RH (recursos humanos), comunicação e vendas, já nas áreas em que as pessoas precisam ser mais focadas e centradas, como TI (tecnologia da informação), a timidez pode ser até uma aliada.

Como amenizar os efeitos?

Para as especialistas, se a pessoa se sente prejudicada pela timidez, ela deve se autoavaliar e redefinir objetivos, buscando superar as dificuldades sozinha ou mesmo procurando ajuda profissional, neste sentido, alguns exercícios simples realizados em torno de 25 minutos antes de momentos de exposição podem ajudar:

Respiração abdominal;
Espreguiçar e alongar o corpo;
Rotações de ombro;
Rotações de cabeça e pescoço lentamente (movimentos para frente e para trás, para os lados e circular);
Bocejo;
Respiração: inspiração e expiração com a pronúncia dos sons de /s/, depois de /f/ e, para finalizar, de /x/;
Sons vibrantes (vibração de ponta de língua ou de lábios).

Liderança

No que diz respeito à liderança, ao perceber que um profissional é tímido, o líder deve buscar interagir com aquela pessoa e se mostrar acolhedor, o líder não deve discriminar jamais o profissional, pois é importante que este sinta que há confiança em seu trabalho.

E aí querido aluno/leitor vamos colocar essas técnicas em prática?


Sucesso a todos,

Comentários

fernanda disse…
Nossa hoje eu fui apresentar um trabalho e a timidez tomou conta de mim, mas vou tentar essas técnicas!!!