Melhores práticas para sua cadeia de suprimentos

Bom dia gestores,

Com base em alguns artigos e livros, abaixo algumas dicas para melhorar a cadeia de suprimentos e a identificar as melhores práticas, ou “hábitos”, que são a chave para a garantia do sucesso.

1) Comunique, a melhor prática aqui é comunicar e garantir que todos os colaboradores da sua empresa e todos os elos de sua cadeia de suprimentos compartilhem o significado da cadeia de suprimentos e quais são os objetivos e que todos tenham um entendimento comum do que, por que, quem e onde, não deve haver surpresas quanto ao que se está tentando atingir, é necessário eliminar as barreiras e pensar horizontalmente desde o fornecedor de matéria-prima original até o usuário.
A empresa tem que estar 100% focada em deixar o cliente satisfeito.

2) Compare o desempenho, a segunda melhor prática é a comparação de desempenho, para a identificação das oportunidades visando a melhoria da cadeia de suprimentos, precisamos entender o que nossos concorrentes estão fazendo, o que nosso setor está fazendo, o que as melhores empresas da categoria estão fazendo para que tenhamos uma estrutura contra a qual possamos definir as melhorias, lembram da análise SWOT, então a melhor forma de fazer isso é identificando os elementos mais fracos e compará-los com o setor, os concorrentes e os melhores da categoria.

3) Priorize, a próxima prática é a Priorização, nesta etapa, precisamos pegar as atividades de comparação de desempenho e de avaliação e usá-las para identificar as tarefas e os processos específicos que precisam melhorar. O desafio é que simplesmente não se pode chegar e dizer:
“Preciso trabalhar no transporte.”, é uma boa afirmação inicial, porém é preciso entender no que você quer trabalhar em relação ao transporte. Podemos trabalhar no transporte a partir de um ponto de vista de operações; ou do ponto de vista da tecnologia e examinar a instalação de sistemas de gerenciamento do transporte ou do software de roteirização; ou do ponto de vista da terceirização e examinar o que não devemos mais fazer internamente.

Portanto, a priorização é baseada na avaliação e na comparação de desempenho que forem feitas antecipadamente.

4) Lidere e não apenas gerencie, a próxima melhor prática tem a ver com liderança. Primeiramente, precisamos entender a diferença entre liderança e gerenciamento. O gerenciamento é uma tarefa importante. Mas infelizmente, há muito gerenciamento na maioria das empresas, muitas pessoas para medir, controlar e realizar as tarefas. O que mais necessita-se numa empresa é de liderança. Na maioria das empresas, o que encontramos hoje é que elas são cerca de 95% gerenciamento e apenas 5% liderança e precisamos ter muito mais equilíbrio, aí, meio a meio certamente seria bom.

As pessoas que são líderes estão sendo inovadoras e criativas e passando por você, como líder, seu papel é o de reinventar a si próprio quando se é o nº 1, você deve ter a consciência de que, por ser o melhor, tem maior probabilidade de ser bem sucedido. É preciso recriar e alterar o que estiver fazendo e isto é muito difícil.

5) Agregue valor focando nas competências centrais, a próxima prática trata das competências centrais. Precisamos focar nossa atenção nos aspectos que verdadeiramente agreguem valor ao cliente e consequentemente nos dêem posição no mercado. Se não focarmos nas competências centrais e tentarmos fazer de tudo, não teremos tempo de fazer melhorias, de proporcionar liderança e dedicar atenção ao que realmente é importantes para o cliente, nos levando ao fracasso.

O desafio é que as empresas terceirizam aspectos que não são de sua competência central, porém elas não têm uma competência central na terceirização, geralmente, pegam a pessoa que atualmente dirige o transporte e a distribuição e lhe dão a responsabilidade de terceirizar essa tarefa. Esta pessoa pode ser um especialista em transporte e distribuição, mas não é especialista em terceirização e acaba provocando a maior confusão,

6) Melhore continuamente, isso não é novidade, comento isso a toda hora, a última das melhores práticas que precisamos adaptar à cadeia de suprimentos, é a melhoria contínua, nunca podemos parar de lutar pelo próximo patamar de desempenho. Precisamos entender como comunicar, comparar desempenho, avaliar, priorizar, proporcionar liderança e focar em nossas competências centrais e em seguida fazer isso novamente repetidas vezes.

E aí pronto para mudar?????

Sucesso a todos,

Comentários

Luciano disse…
Grande Monteiro! Isso é que é post, uma verdadeira aula. Gostei muito do ponto em que foi ressaltada a importância da comunicação para o devido entrosamento da cadeia de produção. Parabéns!
Beto disse…
Realmente uma aula, muito bem elaborado, vou usar algumas ideias em um trabalho
Beto disse…
Realmente uma aula, muito bem elaborado, vou usar algumas ideias em um trabalho