Vamos abordar e trocar algumas impressões sobre o sistema Lean Manufacturing ou Lean Business system, a filosofia Toyota que pode ser aplicada em todas as áreas da organização, porém vamos focar a produção e a logística.
O Pensamento Enxuto é uma filosofia operacional ou um sistema de negócios, uma forma de especificar valor, alinhar na melhor sequência as ações que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção toda vez que alguém solicita e realizá-las de forma cada vez mais eficaz, ou seja, fazer cada vez mais com cada vez menos, menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço e, ao mesmo tempo, oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam no tempo certo.
Também é uma forma de tornar o trabalho mais satisfatório, oferecendo feedback imediato sobre os esforços para transformar desperdício em valor. É uma forma de criar novas operações que efetivamente agregam valor e eliminam desperdícios.
Cada organização possui uma história e uma cultura próprias, e adotam os valores e a filosofia que o seu planejamento estratégico define. Algumas ferramentas desenvolvidas pela Toyota têm sido universalmente aplicadas como por exemplo o Just in Time, o Kanban, o TQC, TPM, entre outras e temos ainda um arsenal de técnicas disponíveis, que muitas vezes não são integrados em um sistema e muitas empresas não compreendem claramente a filosofia que está por trás dessas ferramentas, e erram ao não repassar e compartilhar essa visão com os colaboradores.
A filosofia lean surgiu a partir de uma necessidade concreta da Toyota pós guerra, ou seja, como competir com as empresas americanas, muito maiores e muito mais eficientes do que eles. E perceberam que não conseguiriam competir com base nos mesmos conceitos, embora tivessem admirado o conceito de fluxo presente em algumas fábricas da Ford. Se a Toyota não eliminasse radicalmente os desperdícios, jamais seria capaz de competir. Assim, muitas empresas não têm ou não julgam ter as mesmas necessidades que a Toyota teve em suas origens.
Embora a filosofia possa parece simples e óbvia (e efetivamente ela o é), a experiência tem mostrado que são poucas as empresas que conseguem repetir o sucesso da Toyota, e isso não é fácil, exige, muitas vezes, uma mudança radical de mentalidade, visão, valores e disciplina, propondo uma mudança de mentalidade voltada para a organização, visando à satisfação total do cliente, sem que ele tenha que pagar pelas falhas e desperdícios que ocorrem durante os processos envolvidos em sua fabricação/manuseio.
Aguardem os próximos posts e...
Sucesso a todos,
Comentários