Boa noite gestores,
Estou postando algumas ferramentas de gestão relacionadas
ao Marketing, e esqueci de comentar sobre alguns conceitos de E-commerce, que
identificam mercados, e ajudam a elaborar a estratégia de comunicação e
marketing.
Reitero que é
importante identificar para qual mercado
vamos focar a oferta, o corporativo B2B ou massivo B2C.
A sigla B2B se refere a “Business to Business”, de
empresa para empresa, atuam no mercado corporativo ou industrial, são aquelas
empresas que comercializam seus produtos ou serviços para outras empresas.
Já a sigla B2C se refere a “Business to Consumer”, da
empresa para o consumidor. Ou seja, é o mercado de consumo massivo ou aos
consumidores finais, que são aquelas empresas que oferecem produtos ou serviços
às pessoas.
Quando pensamos em B2C , lembramos das empresas que
possuem produtos, serviços ou marcas que de alguma maneira fazem parte do nosso
dia a dia, afinal consumimos ou observamos as suas campanha publicitárias
constantemente, como exemplo, podemos citar
companhias dedicadas à comercialização de artigos de vestuário, alimentos,
itens para a casa, equipamentos eletrônicos e de informática.
Analisar com a ferramenta adequada, essas 2 categorias
distintas permite a adaptação da estratégia de comunicação e marketing, porque
enquanto o mercado do B2B é pequeno e seleto, o B2C é geralmente grande, numeroso
e muito disperso geograficamente
Se analisarmos o processo de compra, iremos identificar
que para o processo B2B a compra a ser efetuada requer estudo e análise
detalhada, a operação além de racional é
prolongada e necessita de uma assistência permanente do vendedor, pois a
decisão envolve diversas áreas da companhia.
Já no caso do B2C, a compra é baseada nas emoções e na
impulsividade, o processo de aquisição desses produtos e serviços é curto e
individual, o comprador adquire o produto ou contrata o serviço para o seu
consumo pessoal.
Analisando as estratégias de Marketing, podemos notar que
para o processo B2B, em geral a comunicação de massa, mas sim a necessidade do
marketing de relacionamento, pela presença em eventos do setor e principalmente
o contato personalizado entre os responsáveis comerciais de ambas as partes.
No processo B2C, de acordo com as características do
produto e do mercado, as empresas utilizam-se de publicidade de massa em meios
tradicionais (Revistas, TV, Rádio, Jornais) e online (Sites, Buscadores, E-mail
e Redes Sociais entre outros).
Podemos encontrar variações desses processos, como C2C,
G2G, G2C , para finalizar o assunto, vamos a uma breve explicação de cada um:
C2C a sigla vem do inglês (Consumer to Consumer) é o
comércio eletrônico que opera entre as pessoas físicas na Internet, ao
contrário do B2B e do B2C, o C2C envolve o comércio entre o consumidor final
com consumidor final caracterizando o modelo de comércio chamado "Um para
Um", como exemplo temos os portais na internet de ofertas como OLX,
Mercado Livre e outros.
G2G, (Government to Government), uma referência ao comércio eletrônico que se
desenvolve entre órgãos do governo, são transações entre governo e governo,
pode ser horizontal, de governo para governo ou ministérios, ou vertical, de
governo para estados e municípios.
G2C, (Government to Citizen), do governo para Cidadão, é
uma relação comercial eletrônica entre
governo (estadual, federal ou municipal) e consumidores/contribuintes, como
exemplo o pagamento via Internet de
impostos, multas e tarifas públicas.
Sucesso a todos,
Comentários
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