28 de novembro de 2013

Conceitos de B2B, B2C, C2C, G2G e G2C

Boa noite gestores,

Estou postando algumas ferramentas de gestão relacionadas ao Marketing, e esqueci de comentar sobre alguns conceitos de E-commerce, que identificam mercados, e ajudam a elaborar a estratégia de comunicação e marketing.

Reitero que  é importante identificar para qual  mercado vamos focar a oferta, o corporativo B2B ou massivo B2C.

A sigla B2B se refere a “Business to Business”, de empresa para empresa, atuam no mercado corporativo ou industrial, são aquelas empresas que comercializam seus produtos ou serviços para outras empresas.

Já a sigla B2C se refere a “Business to Consumer”, da empresa para o consumidor. Ou seja, é o mercado de consumo massivo ou aos consumidores finais, que são aquelas empresas que oferecem produtos ou serviços às pessoas.

Quando pensamos em B2C , lembramos das empresas que possuem produtos, serviços ou marcas que de alguma maneira fazem parte do nosso dia a dia, afinal consumimos ou observamos as suas campanha publicitárias constantemente, como exemplo, podemos citar   companhias dedicadas à comercialização de artigos de vestuário, alimentos, itens para a casa, equipamentos eletrônicos e de informática.

Analisar com a ferramenta adequada, essas 2 categorias distintas permite a adaptação da estratégia de comunicação e marketing, porque enquanto o mercado do B2B é pequeno e seleto, o B2C é geralmente grande, numeroso e muito disperso geograficamente

Se analisarmos o processo de compra, iremos identificar que para o processo B2B a compra a ser efetuada requer estudo e análise detalhada, a operação além de racional  é prolongada e necessita de uma assistência permanente do vendedor, pois a decisão envolve diversas áreas da companhia.

Já no caso do B2C, a compra é baseada nas emoções e na impulsividade, o processo de aquisição desses produtos e serviços é curto e individual, o comprador adquire o produto ou contrata o serviço para o seu consumo pessoal.



Analisando as estratégias de Marketing, podemos notar que para o processo B2B, em geral a comunicação de massa, mas sim a necessidade do marketing de relacionamento, pela presença em eventos do setor e principalmente o contato personalizado entre os responsáveis comerciais de ambas as partes.

No processo B2C, de acordo com as características do produto e do mercado, as empresas  utilizam-se de publicidade de massa em meios tradicionais (Revistas, TV, Rádio, Jornais) e online (Sites, Buscadores, E-mail e Redes Sociais entre outros).

Podemos encontrar variações desses processos, como C2C, G2G, G2C , para finalizar o assunto, vamos a uma breve explicação de cada um:



C2C a sigla vem do inglês (Consumer to Consumer) é o comércio eletrônico que opera entre as pessoas físicas na Internet, ao contrário do B2B e do B2C, o C2C envolve o comércio entre o consumidor final com consumidor final caracterizando o modelo de comércio chamado "Um para Um", como exemplo temos os portais na internet de ofertas como OLX, Mercado Livre e outros.

G2G, (Government to Government),  uma referência ao comércio eletrônico que se desenvolve entre órgãos do governo, são transações entre governo e governo, pode ser horizontal, de governo para governo ou ministérios, ou vertical, de governo para estados e municípios.

G2C, (Government to Citizen), do governo para Cidadão, é uma relação comercial eletrônica  entre governo (estadual, federal ou municipal) e consumidores/contribuintes, como exemplo  o pagamento via Internet de impostos, multas e tarifas públicas.


Sucesso a todos,

Um comentário:

EM TEU OLHAR disse...

PARABÉNS PELO POST, ADOREI! ESTÁ SENDO DE MUITA VALIA PARA MIM, POIS ESTOU ESTUDANDO SOBRE ESSE ASSUNTO (TEMA) E ESCLARECEU BASTANTE.



OBRIGADA!!!