Bom dia gestores,
Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomará a forma de um a espinha de peixe (daí, inclusive, o nome alternativo de diagrama espinha de peixe). A partir de uma definida lista de possíveis causas, as mais prováveis são identificadas e selecionadas para uma melhor análise.
O Diagrama de Ishikawa,
também conhecido como diagrama de causa e efeito, diagrama espinha
de peixe ou diagrama 6M (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica
utilizada pela administração para o gerenciamento e o Controle da
Qualidade (CQ) em processos administrativos diversos, proposto pelo
engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e foi aperfeiçoado nos
anos seguintes.
Em sua estrutura, os
problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes
o que confere a esse diagrama o nome alternativo de 6M.
Método, Matéria-prima,
Mão de obra, Máquinas, Medição, Meio ambiente.
O sistema permite
estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado
problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a
qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema
que necessite de resposta de forma gráfica e sintética, isto é,
com melhor visualização.
O diagrama pode evoluir
de uma estrutura hierárquica para um diagrama de relações, uma das
sete ferramentas do Planejamento da Qualidade desenvolvidas por
Ishikawa, que apresentam uma estrutura mais complexa e não
hierárquica.
Ishikawa observou que,
embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas
ferramentas, ao menos 95% poderiam ser, e que qualquer colaborador
poderia efetivamente utilizá-las.
Embora algumas dessas
ferramentas já fossem conhecidas havia algum tempo, Ishikawa as
organizou especificamente para aperfeiçoar o Controle de Qualidade
Industrial nos anos 60.
Talvez o alcance maior
dessas ferramentas tenha sido a formação dos Círculos de Controle
da Qualidade (CCQ), seu sucesso surpreendeu a todos, especialmente
quando foram exportados do Japão para o ocidente. Esse aspecto
essencial do Gerenciamento da Qualidade foi responsável por muitos
dos acréscimos na qualidade dos produtos japoneses e,
posteriormente, muitos dos produtos e serviços de classe mundial.
Não há limites para a
utilização do diagrama de Ishikawa. As empresas que preferem ir
além dos padrões convencionais podem identificar e demonstrar em
diagramas específicos a origem de cada uma das causas do efeito,
isto é, as causas das causas do efeito. A riqueza de detalhes pode
ser determinante para uma melhor qualidade dos resultados do projeto.
Quanto mais informações sobre os problemas da empresa forem
disponibilizadas, maiores serão as chances de se livrar deles.
Essa ferramenta dá ao
usuário uma lista de itens para serem conferidos por meio do qual se
consegue uma rápida coleta de dados para várias análises. Essas
informações são utilizadas para se obter uma localização da
causa dos problemas.
Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomará a forma de um a espinha de peixe (daí, inclusive, o nome alternativo de diagrama espinha de peixe). A partir de uma definida lista de possíveis causas, as mais prováveis são identificadas e selecionadas para uma melhor análise.
Ao examinar cada causa,
o usuário deve observar fatos que mudaram, como por exemplo, desvios
de norma ou de padrões. Deve se lembrar também de eliminar a causa
e não o sintoma do problema, além de investigar a causa e seus
contribuidores tão fundo quando possível, abaixo seus componentes.
Efeito: Contém o
indicador de qualidade e o enunciado do projeto (problema). É
escrito no lado direito, desenhado no meio da folha, no caso "Mau atendimento".
Eixo central: Uma
flecha horizontal, desenhada de forma a apontar para o efeito.
Usualmente desenhada no meio da folha.
Categoria: representa
os principais grupos de fatores relacionados com efeito. As flechas
são desenhadas inclinadas, as pontas convergindo para o eixo
central.
Causa: Causa potencial,
dentro de uma categoria que pode contribuir com o efeito. As flechas
são desenhadas em linhas horizontais, aportando para o ramo de
categoria.
Sub-causa: Causa
potencial que pode contribuir com uma causa específica. São
ramificações de uma causa.
O efeito ou problema é
fixo no lado direito do desenho e as influências ou causas maiores
são listadas de lado esquerdo.
Razões para utilizar
essa ferramenta.
Para identificar as
informações a respeito das causas do seu problema;
Para organizar e
documentar as causas potenciais de um efeito ou característica de
qualidade;
Para indicar o
relacionamento de cada causa e sub-causa as demais e ao efeito ou
característica de qualidade;
Reduzir a tendência de
procurar uma causa “Verdadeira”, em prejuízo do desconhecido, ou
esquecimento de entras causas potenciais.
Benefícios
Benefícios
Ajuda a focar o
aperfeiçoamento do processo;
Registra visualmente as
causas potenciais que podem ser revistas e atualizadas;
Provê uma estrutura
para o brainstorming;
Envolve todos.
Sucesso a todos,
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