Diagrama de causa e efeito, ou diagrama de Ishikawa

Bom dia gestores,

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito, diagrama espinha de peixe ou diagrama 6M (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica utilizada pela administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos administrativos diversos, proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e foi aperfeiçoado nos anos seguintes.

Em sua estrutura, os problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes o que confere a esse diagrama o nome alternativo de 6M.

Método, Matéria-prima, Mão de obra, Máquinas, Medição, Meio ambiente.

O sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética, isto é, com melhor visualização.

O diagrama pode evoluir de uma estrutura hierárquica para um diagrama de relações, uma das sete ferramentas do Planejamento da Qualidade desenvolvidas por Ishikawa, que apresentam uma estrutura mais complexa e não hierárquica.

Ishikawa observou que, embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas ferramentas, ao menos 95% poderiam ser, e que qualquer colaborador poderia efetivamente utilizá-las.

Embora algumas dessas ferramentas já fossem conhecidas havia algum tempo, Ishikawa as organizou especificamente para aperfeiçoar o Controle de Qualidade Industrial nos anos 60.

Talvez o alcance maior dessas ferramentas tenha sido a formação dos Círculos de Controle da Qualidade (CCQ), seu sucesso surpreendeu a todos, especialmente quando foram exportados do Japão para o ocidente. Esse aspecto essencial do Gerenciamento da Qualidade foi responsável por muitos dos acréscimos na qualidade dos produtos japoneses e, posteriormente, muitos dos produtos e serviços de classe mundial.

Não há limites para a utilização do diagrama de Ishikawa. As empresas que preferem ir além dos padrões convencionais podem identificar e demonstrar em diagramas específicos a origem de cada uma das causas do efeito, isto é, as causas das causas do efeito. A riqueza de detalhes pode ser determinante para uma melhor qualidade dos resultados do projeto. Quanto mais informações sobre os problemas da empresa forem disponibilizadas, maiores serão as chances de se livrar deles.

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Essa ferramenta dá ao usuário uma lista de itens para serem conferidos por meio do qual se consegue uma rápida coleta de dados para várias análises. Essas informações são utilizadas para se obter uma localização da causa dos problemas.


Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomará a forma de um a espinha de peixe (daí, inclusive, o nome alternativo de diagrama espinha de peixe). A partir de uma definida lista de possíveis causas, as mais prováveis são identificadas e selecionadas para uma melhor análise.

Ao examinar cada causa, o usuário deve observar fatos que mudaram, como por exemplo, desvios de norma ou de padrões. Deve se lembrar também de eliminar a causa e não o sintoma do problema, além de investigar a causa e seus contribuidores tão fundo quando possível, abaixo seus componentes.

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Cabeçalho: Título, data, autor (ou grupo de trabalho).

Efeito: Contém o indicador de qualidade e o enunciado do projeto (problema). É escrito no lado direito, desenhado no meio da folha, no caso "Mau atendimento".

Eixo central: Uma flecha horizontal, desenhada de forma a apontar para o efeito. Usualmente desenhada no meio da folha.

Categoria: representa os principais grupos de fatores relacionados com efeito. As flechas são desenhadas inclinadas, as pontas convergindo para o eixo central.

Causa: Causa potencial, dentro de uma categoria que pode contribuir com o efeito. As flechas são desenhadas em linhas horizontais, aportando para o ramo de categoria.

Sub-causa: Causa potencial que pode contribuir com uma causa específica. São ramificações de uma causa.

O efeito ou problema é fixo no lado direito do desenho e as influências ou causas maiores são listadas de lado esquerdo.

Razões para utilizar essa ferramenta.

Para identificar as informações a respeito das causas do seu problema;
Para organizar e documentar as causas potenciais de um efeito ou característica de qualidade;
Para indicar o relacionamento de cada causa e sub-causa as demais e ao efeito ou característica de qualidade;
Reduzir a tendência de procurar uma causa “Verdadeira”, em prejuízo do desconhecido, ou esquecimento de entras causas potenciais.
Benefícios

Benefícios

Ajuda a focar o aperfeiçoamento do processo;
Registra visualmente as causas potenciais que podem ser revistas e atualizadas;
Provê uma estrutura para o brainstorming;
Envolve todos.

Sucesso a todos, 

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