Olá gestores,
O termo oceano vermelho criado por Kim e
Mauborgne (2005) em seu livro “A estratégia do oceano azul” representa todos os
espaços de mercados hoje conhecidos. Nesses espaços as fronteiras setoriais são
definidas e aceitas, as regras competitivas do jogo são conhecidas e as
empresas inseridas tentam superar suas rivais para obter maior parcela da
demanda existente.
À medida que o espaço de mercado fica cada vez
mais concorrido, as perspectivas de lucro e de crescimento ficam cada vez
menores, os produtos se transformam em commodities e a guerra literalmente
tinge as águas do oceano de vermelho, dando origens aos oceanos vermelhos.
Na realidade esse problema sempre existiu, a
concorrência está cada vez mais acirrada e essa é a realidade do mundo dos
negócios, atualmente a oferta dos produtos é sempre maior que a demanda em
quase todos os setores.
O que os atuais gurus de negócios apontam é que
os altos níveis de desempenho esperados pelas organizações não poderão ser
sustentados pela competição nos mercados em contração, ou sejaas organizações
deverão ir além da competição.
O termo oceano azul é obviamente o contraste do
oceano vermelho, são os espaços de mercados inexplorados, pela criação de
demanda e pelo crescimento altamente lucrativo. A maioria se desenvolve dentro
do oceano vermelho, mediante a expansão das fronteiras setoriais vigentes. Nos
oceanos azuis a competição é baixa, pois as regras do jogo ainda não estão
definidas.
O atual ambiente de negócios é marcado pela
intensa e rápida mudança no cenário sociopolítico, econômico e tecnológico,
isso se torna no principal desafio a ser superado pelas organizações, sendo o
mais importante para as organizações, mecanismos e estratégias que busquem melhoria nos processos e na gestão, a concorrência
resultante da globalização eliminou fronteiras geográficas e impulsionou a
disponibilização de tecnologia, forçou as empresas a formularem ou reformularem
as suas estratégias, como objetivo de assegurar uma posição sustentável.
A seguir o modelo das seis ações proposto por Kim
e Mauborgne.
Além dos seis princípios apresentados no
quadro, existe uma diferença na gestão da estratégia do oceano azul em relação
ao vermelho, vamos ver a seguir.
Podemos notar claramente que a intenção da
estratégia é a de inovação de valor, reduzindo e eliminado os custos
desnecessários e elevando e criando novas propostas de valor para os clientes,
essa estratégia significa uma diferenciação da concorrência, jogando por água
abaixo a estratégia baseada na concorrência.
A proposta principal dessa nova visão de
negócios é a de não coordenar todos os esforços para alcançar ou superar a
concorrência e sim investir na inovação de valores afim de atingir o
crescimento e manutenção no mercado, a organização coloca o comprador e não o
competidor no centro do pensamento estratégico.
Esse objetivo a “inovação” faz com que os
executivos mudem a maneira de fazer negócios, gerando um grande exercício
mental, afinal as organizações utilizam estratégias semelhantes e competem entr
si em preço e qualidade.
Dentro desse pressuposto, Kim e Mauborgne
(2005), propõem o modelo das quatro ações, que identificam quais atributos
podem ser eliminados, reduzidos, elevados ou criados, visando recriar elementos
de valor para o cliente na elaboração de uma nova curva
As quatro ações, são quatro perguntas básicas que
questionam a lógica estratégica e o modelo de negócios de um mercado ou setor.
Podemos analisar que o propósito das perguntas
é:
·
Eliminar -
Forçar a empresa a considerar a eliminação de atributos de valor que há muito
tempo servem de base para a concorrência no setor.
Geralmente, esses atributos são considerados
indispensáveis ainda que não mais gerem valor ou até mesmo destruam valor.
·
Reduzir - Forçar
a empresa a examinar se existe excesso nos atributos dos produtos e serviços
oferecidos, no esforço de imitar e superar a concorrência.
Neste caso a empresa presta serviços muito além
dos requerimentos dos clientes, aumentando em vão sua estrutura de custos.
·
Elevar - Leva
a empresa a identificar e a corrigir as limitações que o setor impõe aos
clientes;
·
Criar – Auxilia
a empresa a descobrir fontes inteiramente novas de valor para os compradores, buscando
criar novas demandas e mudar a estratégia de preços do setor.
Se a organização consegue responder e atingir
os objetivos das perguntas do modelo de Kim e Mauborgne, (2005), isso
estabelece uma “Nova Curva de Valor” (NVC), possibilitando a reconstrução de uma nova proposta de valor para os clientes.
Sucesso a todos,
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