Adeus sacolas.


Bom dia gestores,

O fim das sacolas plásticas nos supermercados paulistas é um ótimo negócio para os empresários, das redes de varejo, vão economizar R$119 bilhões por ano e deixarão de distribuir 7 bilhões de sacolas plásticas, podemos considerar também uma conviniente cortina de fumaça para o poder público, um golpe no bolso do consumidor e uma na minha opinião uma medida de baixo impacto ambiental.

Obviamente, o custo das sacolas já estava imbutido no preço dos produtos comercializados e sairão da planilha de custo das redes, cobrar R$0,19 por cada sacola é positivo e deixa claro essa relação de consumo.

Mas como já sabemos nem vamos sentir a queda de preço nas gondôlas, e quem vai se dar bem????, os supermercados, de uma só vez, vão eliminar um custo e criar outra fonte de renda, e ainda vão posar de campeões de sustentabilidade.

O poder público por sua vez, aparece também como defensor do meio ambiente por ter feito um acordo, mas nem todos lembram que é omisso na área do meio ambiente, o volume do lixo reciclado é ridículo, e há pouquíssimas usinas de compostagem.

Nós consumidores ficamos no prejuizo, porque as sacolas escolhidas são feitas de amido de milho, logo estamos embalando compras com comida, estamos tirando o milho das galinhas para produzir sacolas, sem comentar que a safra de milho vem sendo afetada pelas mudanças climáticas nos últimos dois anos.

Em termos ambientais as sacolas que deixarão de circular não vão ajudar o ambiente, conforme
artigo de 19/12/2011,  e estão longe de ser o maior problema, pois não temos políticas públicas para a coleta seletiva, e as sacolas vão continuar indo para um grande lixão a céu aberto.


Vamos nos acostumar com essa nova lei, carregar as compras em caixas, sacolas, na cabeça, sei lá,
o que mais me irrita é que os empresários, lobistas e os governantes, são rápidos em deixar que o cidadão pague a conta, e lentos para agir de acordo com sua responsabilidade e fazer a sua parte.  

Sucesso a todos,

Comentários