Novo diesel S-50, será comercializado a partir de janeiro.


A novela acabou, a Petrobras colocará cerca de 900 postos em todo o Brasil com o diesel S-50 a partir de janeiro de 2012 para atender a nova norma Proconve 7-Euro 5. A meta da empresa é de o motorista ter a possibilidade de encontrar o novo combustível a, no máximo, cada 400 quilômetros de distância entre os pontos de abastecimento.

Nesses mesmos locais a companhia planeja disponibilizar o Arla 32 que está sendo produzido na fábrica de fertilizantes da empresa no Polo de Camaçari, na Bahia.

De acordo com o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a companhia espera uma demanda inicial de 5 milhões de metros cúbicos do combustível menos poluente com 50 partes de enxofre por milhão. Esse consumo potencial deverá ser o resultado de cerca de 160 mil a 170 mil novos veículos a diesel que as montadoras deverão vender no ano que vem já com a tecnologia que obriga o uso do S-50.

Segundo a empresa, para garantir a qualidade de combustíveis, estão previstos investimentos gerais de US$ 70,6 bilhões em refinarias e distribuição entre 2011-2015, desses recursos, a estatal prevê aportes de mais de US$ 12 bilhões em novas unidades de desenvolvimento e produção nas refinarias existentes da empresa no Brasil.

De acordo com o presidente da BR Distribuidora, José Lima Neto, a empresa poderá até mesmo aumentar o número de postos com o combustível mais limpo em decorrência da expectativa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que informou em circular que a expectativa inicial era de o País contar com pelo menos 3 mil postos de abastecimento com o
S-50.

De acordo com Paulo Roberto Costa, a comercialização de S-50 é apenas o primeiro passo para a companhia colocar em janeiro de 2013 o diesel com S-10 em todas as regiões metropolitanas do Brasil. Segundo o executivo, o acordo para colocar no mercado um combustível de melhor qualidade determinou esse processo intermediário que começará dentro de 25 dias para em 12 meses já estar qualificada para a produção do S-10, levando à extinção do S-50.

Com isso, em 2013, explicou Costa, o Brasil terá apenas dois tipos de Diesel, o S-10 para as grandes cidades e o S-500 que terá venda concentrada no interior do País. Em 2020, a meta da companhia é ter 60% do diesel consumido no Brasil com patamar de 10 ppm.

Em uma estimativa inicial, Petrobras afirma que o S-50, que já é distribuído em algumas cidades do País para uso direcionado como em ônibus na cidade de São Paulo, custará cerca de R$ 0,06 por litro mais caro que o produto atualmente comercializado. A Arla 32 será adicionado em um tanque sobressalente e deverá ter um preço que deverá variar entre R$ 2 e R$ 3 por litro, sendo que a recomendação de uso é de 5 litros de Arla 32 para cada 100 litros de diesel.

Por enquanto a Petrobras deverá importar 38%, de todo o diesel consumido, mas com a entrada em operação das unidades de processamento de diesel com menos enxofre, em andamento por todas as unidades da empresa, a tendência é de que até 2014 a importação seja eliminada e todo o combustível produzido em território nacional.


Sucesso a todos,

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