A novela acabou, a Petrobras colocará
cerca de 900 postos em todo o Brasil com o diesel S-50 a partir de
janeiro de 2012 para atender a nova norma Proconve 7-Euro 5. A meta
da empresa é de o motorista ter a possibilidade de encontrar o novo
combustível a, no máximo, cada 400 quilômetros de distância entre
os pontos de abastecimento.
Nesses mesmos locais a
companhia planeja disponibilizar o Arla 32 que está sendo produzido
na fábrica de fertilizantes da empresa no Polo de Camaçari, na
Bahia.
De acordo com o diretor
de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a companhia
espera uma demanda inicial de 5 milhões de metros cúbicos do
combustível menos poluente com 50 partes de enxofre por milhão.
Esse consumo potencial deverá ser o resultado de cerca de 160 mil a
170 mil novos veículos a diesel que as montadoras deverão vender no
ano que vem já com a tecnologia que obriga o uso do S-50.
Segundo a empresa, para
garantir a qualidade de combustíveis, estão previstos investimentos
gerais de US$ 70,6 bilhões em refinarias e distribuição entre
2011-2015, desses recursos, a estatal prevê aportes de mais de US$
12 bilhões em novas unidades de desenvolvimento e produção nas
refinarias existentes da empresa no Brasil.
De acordo com o
presidente da BR Distribuidora, José Lima Neto, a empresa poderá
até mesmo aumentar o número de postos com o combustível mais limpo
em decorrência da expectativa da Agência Nacional de Petróleo, Gás
Natural e Biocombustíveis (ANP) que informou em circular que a
expectativa inicial era de o País contar com pelo menos 3 mil postos
de abastecimento com o
S-50.
De acordo com Paulo
Roberto Costa, a comercialização de S-50 é apenas o primeiro passo
para a companhia colocar em janeiro de 2013 o diesel com S-10 em
todas as regiões metropolitanas do Brasil. Segundo o executivo, o
acordo para colocar no mercado um combustível de melhor qualidade
determinou esse processo intermediário que começará dentro de 25
dias para em 12 meses já estar qualificada para a produção do
S-10, levando à extinção do S-50.
Com isso, em 2013,
explicou Costa, o Brasil terá apenas dois tipos de Diesel, o S-10
para as grandes cidades e o S-500 que terá venda concentrada no
interior do País. Em 2020, a meta da companhia é ter 60% do diesel
consumido no Brasil com patamar de 10 ppm.
Em uma estimativa
inicial, Petrobras afirma que o S-50, que já é distribuído em
algumas cidades do País para uso direcionado como em ônibus na
cidade de São Paulo, custará cerca de R$ 0,06 por litro mais caro
que o produto atualmente comercializado. A Arla 32 será adicionado em um tanque sobressalente e deverá ter um
preço que deverá variar entre R$ 2 e R$ 3 por litro, sendo que a
recomendação de uso é de 5 litros de Arla 32 para cada 100 litros
de diesel.
Por enquanto a
Petrobras deverá importar 38%, de todo o diesel consumido, mas com a
entrada em operação das unidades de processamento de diesel com
menos enxofre, em andamento por todas as unidades da empresa, a
tendência é de que até 2014 a importação seja eliminada e todo o
combustível produzido em território nacional.
Sucesso a todos,
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