Bom dia gestores,
O mercado rodoviário está em uma verdadeira contagem regressiva. Em poucos meses, a partir de janeiro de 2012, todos os caminhões terão que sair de fábrica com uma nova tecnologia, cujo objetivo é reduzir o índice de emissão de poluentes.
Neste cenário, as montadoras já apresentam ao mercado os veículos adequados ao Conama P7, lei brasileira equivalente ao Euro 5, com a nova determinação, os veículos movidos a óleo diesel devem reduzir em 60% as emissões de NOx (Óxidos de Nitrogênio, um dos responsáveis pela chuva ácida), passando de cinco para dois gramas por quilowats hora, e diminuir em 80% os índices de material particulado, que deverá passar de 0,1 para 0,02 gramas.
No entanto, a principal dúvida surge quando o assunto é o combustível, ou seja, não será apenas o caminhão que terá que evoluir tecnologicamente. O diesel também deverá ser “mais limpo”.
Com isso, em 2012, os combustíveis S50 e S10, com 50 e dez partes por milhão de enxofre, respectivamente, devem ganhar cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Hoje, o mais usado em todo o País é o S500.
No vídeo abaixo, pode ser visto o funcionamento do sistema SCR (Redução catalítica seletiva), onde o aditivo ARLA 32 que será comercializado, é bombeado de seu reservatório e depois injetado no escapamento.
Sucesso a todos,
Comentários