Reposição de estoques e seus objetivos, 2

Bom dia gestores,

Continuação do artigo de 01 de novembro de 2011  Clique aqui para ver o primeiro artigo.

Disparo

A estratégia de disparo comunica a necessidade de demanda via sinais eletronicos enviados diretamente para a área de manufatura ou sistema de planejamento e programação da produção do fornecedor, onde uma peça fica disponível logo antes de ser necessária.

Esse sistema pode ser aplicado tanto a itens manufaturados quanto comprados, e não requer a manutenção do estoque, o disparo é utilizado em elementos primários de alta certeza da demanda, baixo lead time, alto custo do compenentes, altos indices de consumo e demanda uniforme.

Disparar o reabastecimento requer uma alta certeza nademanda

Disparar os itens requer um lead time excepcionalmente baixo porque nenhum estoque está sendo mantido.

Essa metodologia normalmente é aplicada a itens mais caros, por exemplo alguns fabricantes de automóveis usam o sistema de disparo para a compra de peças como assentos e painéis, os quais são combinados com os veiculos pela cor e nível de acabamento.
Kanban

Kanban é um sistema no qual os postos de trabalho usam um cartão para sinalizar as peças a serem retiradas, seus elementos primarios incluem a acurácia na previsão de demanda razoavelmente alta, baixo lead time, alto custo de SKU, alto consumo e demanda razoavelmente uniforme.

Se a certeza de demanda for extremamente alta, o MRP deverá ser selecionado sobre o Kanban porque ele não requer a manutenção de uma quantidade de estoque, quando a certeza de demanda é média o Kanban se torna o melhor sistema por dois motivos, uma previsão superestimada aplicando o MRP, tende a aumentar o estoque desnecessariamente, e no caso de uma previsão substimada, o Kanban assegura uma quantidade predeterminada de estoque.

Quanto menor o lead time, mais efetivo é o Kanban na redução do estoque, porque é mantida uma quantidade predeterminada.

Um SKU de alto custo aumenta a eficácia do Kanban, isso acontece especialmente na compensação de contentores frequentemente indo para o fornecedor envolvendo custos extras de transporte e movimentação.

Muitos profissionais não podem criar um modelo de demanda perfeitamente linear, todavia, muitos podem aplicar o Kanban e alcançar bons resultados, enquanto a demanda for razoalvelmente uniforme.

A demanda irregular aumenta a necessidade de estoques de segurança, o qual eleva o estoque médio e enfraquece a credibilidade do processo de disparo criando a necessidade de listas críticas.

Para não ficar canseira vou mandar outro post na sequência.

Sucesso a todos,

Comentários