Reposição de estoques e seus objetivos 1

Bom dia gestores,

Os 5 objetivos da reposição de estoque são, acurácia, perfil da demanda, lead time, custo e consumo, 

Existe um dilema que todo o profissional de logística enfrenta na gestão de estoques, independente do sistema de reposição utilizado, MRP, Kanban, ponto de pedido ou o moderno VMI (vendor managed inventory), estoque gerenciado pelo fornecedor.


Nenhum processo único pode ser aplicado para todos os SKU´s (stock keeping unit), unidade distinta mantida em estoque, existem duas verdades por trás desta afirmação, cada SKU possui demanda, lead time e custo, e a efetividade de cada método de reabastecimento depende de situações específicas.

A prática comum para muitas empresas é aplicar apenas um método de rabastecimento, tornando alguns códigos bem gerenciados e outros não, criando necessidade de listas críticas, antecipação de puxadas para determinadas faltas e embarques emergenciais de fornecedores e vários outras atividade que não agregam valor, atividades ineficientes devido a um sistema de reabastecimento ineficiente, e sabemos que precisamos enxugar custos e ser lean.

Uma das maneiras de tornar esse sistema mais efetivo é combinar uma série de ferramentas para reabastecimento, para os quais o perfil da demanda de cada código é avaliado e atribuído a um método de reabastecimento apropriado, resultando no menor custo total para manter os níveis de estoque, administrar as faltas, custos de transporte, economia na movimentação de materiais e tempo de resposta, logo para alcançar o efetivo reabastecimento, primeiro devemos entender o perfil ideal para cada método de reabastecimento.

Além de desses elementos, cada perfil tem uma faixa de medida de alta a baixa, ou constante a inconstante, os elementos que contem a medição apropriada para o método de reabastecimento apropriado são considerados vitais e são elementos primários e os considerados não vitiais são considerados elementos secundários.

A seguir algumas explicações a respeito de quatro métodos de reabastecimento, e o perfil ideal.

MRP

O MRP é um sistema que usa informações da lista de materiais, saldos de estoque e o MPS, programa mestre de produção para calcular as necessidades de materiais, dependendo do elemento e da caraterística da demanda, raramente essa programação se estenderá para todos os códigos.

Além disso o MRP assume que um comprado é consumido logo após o recebimento, o resultado final deveria ser um giro de estoque alto com mínimas faltas, mas como comentado em sala de aula o MRP sofre de um processo de falta de sincronia necessitando de uma analise mais detalhada.

Um MPS é usado para orientar o MRP, e o MPS pode conter apenas pedidos de clientes para produção em ambiente MTO (produção sob encomenda), uma combinação de pedidos e a previsão ou apenas a previsão, quando o MPS está totalmente dentro das restrições de capacidade, os pedidos dos clientes são iguais ou maiores do que a distancia do caminho crítico e frequência de explosão, é onde o MRP funciona bem.

O lead time não é um fator na eficácia do MRP tanto quanto a existência de um alto grau de acurácia na demanda, isso porque o estoque será usado rapidamente, logo após ser recebido independentemente do lead time, contudo sabemos que um lead time longo é preocupante quando a acurácia da demanda é baixa, porque nos comprometemos com a aquisição do item sem saber se será necessário.

O custo do SKU não é um fator na eficácia do MRP, não importa se custa $1,00 ou $1.000,00, o MRP é altamente versátil e efetivo independente de baixo ou alto volume e não é afetado por uma demanda constante.

Logo mais completo esse post, com mais 3 métodos de reabastecimento, o disparo, o kanban, e o VMI, e ainda a atribuição de cada método.

Sucesso a todos,

Comentários