Processo F2S - Forecast to stock

Boa tarde gestores,



Boa tarde gestores,

Esqueci de finalizar essa série de ferramentas novas e importantes no processo logístico, falamos do processo O2C - Order to Cash, P2P - Procure to Pay, e ficou faltando o F2S.

Processo F2S - Forecast to stock.

O processo F2S (Forecast to Stock) é fundamental em uma empresa. Dentre os principais processos do fluxo, podemos destacar: Previsão de Demanda, Planejamento de Estoques, Planejamento de Produção, Disponibilidade de Estoque, MRP e gereciamento de estoque de matéria prima.
O F2S tem o grande objetivo de equilibrar o fluxo de caixa da empresa (gestão de estoques) com a disponibilidade de produtos (nível de serviço). Apesar do seu grau de importância na Cadeia de Suprimentos, poucas empresas realmente tem um processo de previsão de demanda e política de estoques bem claros e definidos.
Dentre os principais benefícios de um F2S equilibrado: aumento do total de caixas embarcadas x caixas solicitadas (case fill rate), minimização de falta de itens em estoque (ruptura de produto), equilíbrio na cobertura de estoque, equilíbrio no fluxo de caixa, maior eficiência da cadeia produtiva, entre outros.
Sucesso a todos,

Comentários