Golden Circle - by Simon Sinek

Olá gestores,

Muitas empresas preocupam-se em como fazem e o que fazem, mas Simon Sinek mostra no vídeo abaixo o porquê pode ajudá-las a efetivamente atingir o seu consumidor.
Seu famoso “golden circle” indica de forma simples, como muitas empresas têm dificuldade de mostrar para seus clientes o porquê do que fazem e então perdem a oportunidade de cativar seus clientes.



Vamos ao que interessa:

1. Por que, se refere ao propósito, à causa ou à crença, com o “por que”, a ideia é de responder por que a sua empresa ou projeto existe e por que alguém deveria se interessar pelo que você está comunicando no momento.

2. Como, consiste em formas de agir para atingir um propósito. Pode-se incluir nesse item desde a linguagem verbal (escolha correta de palavras, e todos os graus de formalidade) e a não verbal (olhares, a entonação vocal, e principalmente a postura), até mesmo os atributos que diferenciam a empresa ou produto e que merecem ser ressaltados para engajar os clientes ao produto ou projeto.

3. O quê: são os temas que serão tratados em uma comunicação ou descrições do que faz uma empresa, ou o que o projeto traz de benefícios.


Segundo Simon Sinek, criador da ferramentas, para utilizar o Golden Circle de forma eficaz, deve-se considerar a ordem do 'por que' para o 'o quê',  e não o contrário, como a maior parte das empresas e pessoas fazem, isso causa maior impacto, comenta ele.

A Apple, é um bom exemplo, passa informações a seus consumidores da seguinte forma: tudo o que fazemos busca desafiar a mesmice o status quo (por que). Para isso, fazemos produtos com design atrativo, fáceis de usar e com interface amigável, pensamos diferente (como), fazemos ótimos computadores (o quê).

A Pipó, empresa de pipocas gourmet, pode se um outro exemplo ilustrativo do uso do Golden Circle, suas informações consistem em dizer ao consumidor o seguinte, proporcionamos momentos de pequenas indulgências, de prazer e diversão (por que), para isso, elaboramos produtos com sabores diferenciados e sofisticados, comercializados em embalagens coloridas e feitos para presentear (como), fazemos pipocas gourmet, com seis sabores, cada um com uma personalidade (o quê).

Para comunicações interpessoais, o Golden Circle também funciona. Se um gestor tem a necessidade de engajar seus colaboradores, uma forma se comunicar adequadamente e de obter inspiração é dizer a eles, “garantir a qualidade dos processos é crucial para o bom clima na equipe e para evitar retrabalhos (por que). Para isso, precisamos identificar os principais gaps no processo, que impactam a qualidade e geram insatisfação e retrabalho (tudo isso dito com uso de linguagem verbal e não verbal que passe credibilidade e segurança) (como). Nesta reunião, levantaremos os gaps e definiremos soluções e prazos para resolvê-los ou minimizá-los (o quê)”.

Vejam que a grande diferença é usar a ferramenta sempre começando com o “por que”, sem o “por que”, não existe o elemento inspirador e o que pode ser o seu diferencial se torna algo bastante corriqueiro, e inapropriado em comunicações e ações de tantos tipos. Isso significa que a ineficácia na comunicação, muitas vezes, decorre da falta de definição do propósito.

Portanto gaste seu tempo e energia para incorporar o Golden Circle nas mais diferentes situações do seu dia a dia, você sentirá o impacto positivo dessa ferramenta, aumentará seu poder de influência e obterá melhores resultados.

Um abraço  a todos e sucesso

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