Olá gestores,
Muitas empresas preocupam-se em
como fazem e o que fazem, mas Simon Sinek mostra no vídeo abaixo o porquê pode
ajudá-las a efetivamente atingir o seu consumidor.
Seu famoso “golden circle” indica
de forma simples, como muitas empresas têm dificuldade de mostrar para seus
clientes o porquê do que fazem e então perdem a oportunidade de cativar seus
clientes.
Vamos ao que interessa:
1. Por que, se refere ao
propósito, à causa ou à crença, com o “por que”, a ideia é de responder por que
a sua empresa ou projeto existe e por que alguém deveria se interessar pelo que
você está comunicando no momento.
2. Como, consiste em formas de
agir para atingir um propósito. Pode-se incluir nesse item desde a linguagem
verbal (escolha correta de palavras, e todos os graus de formalidade) e a não
verbal (olhares, a entonação vocal, e principalmente a postura), até mesmo os
atributos que diferenciam a empresa ou produto e que merecem ser ressaltados
para engajar os clientes ao produto ou projeto.
3. O quê: são os temas que serão
tratados em uma comunicação ou descrições do que faz uma empresa, ou o que o
projeto traz de benefícios.
Segundo Simon Sinek, criador da
ferramentas, para utilizar o Golden Circle de forma eficaz, deve-se considerar
a ordem do 'por que' para o 'o quê', e
não o contrário, como a maior parte das empresas e pessoas fazem, isso causa
maior impacto, comenta ele.
A Apple, é um bom exemplo, passa
informações a seus consumidores da seguinte forma: tudo o que fazemos busca
desafiar a mesmice o status quo (por que). Para isso, fazemos produtos com
design atrativo, fáceis de usar e com interface amigável, pensamos diferente
(como), fazemos ótimos computadores (o quê).
A Pipó, empresa de pipocas
gourmet, pode se um outro exemplo ilustrativo do uso do Golden Circle, suas
informações consistem em dizer ao consumidor o seguinte, proporcionamos
momentos de pequenas indulgências, de prazer e diversão (por que), para isso,
elaboramos produtos com sabores diferenciados e sofisticados, comercializados
em embalagens coloridas e feitos para presentear (como), fazemos pipocas
gourmet, com seis sabores, cada um com uma personalidade (o quê).
Para comunicações interpessoais,
o Golden Circle também funciona. Se um gestor tem a necessidade de engajar seus
colaboradores, uma forma se comunicar adequadamente e de obter inspiração é
dizer a eles, “garantir a qualidade dos processos é crucial para o bom clima na
equipe e para evitar retrabalhos (por que). Para isso, precisamos identificar
os principais gaps no processo, que impactam a qualidade e geram insatisfação e
retrabalho (tudo isso dito com uso de linguagem verbal e não verbal que passe
credibilidade e segurança) (como). Nesta reunião, levantaremos os gaps e
definiremos soluções e prazos para resolvê-los ou minimizá-los (o quê)”.
Vejam que a grande diferença é
usar a ferramenta sempre começando com o “por que”, sem o “por que”, não existe
o elemento inspirador e o que pode ser o seu diferencial se torna algo bastante
corriqueiro, e inapropriado em comunicações e ações de tantos tipos. Isso
significa que a ineficácia na comunicação, muitas vezes, decorre da falta de
definição do propósito.
Portanto gaste seu tempo e
energia para incorporar o Golden Circle nas mais diferentes situações do seu
dia a dia, você sentirá o impacto positivo dessa ferramenta, aumentará seu
poder de influência e obterá melhores resultados.
Um abraço a todos e sucesso
Comentários