Olá gestores,
Pitch nada mais é que é um discurso de venda, quando
alguém está falando de startups e usa a expressão “pitch”, ela está falando
sobre o discurso que uma determinada empresa faz para os diversos players do mercado afim de conseguir
investimento para o negócio.
Um pitch normalmente se apoia em um pitch deck (uma
apresentação de slides, prezi ou outra ferramenta), que contém:
·
Descrição do problema que a empresa resolve;
·
Descrição da solução;
·
Descrição do mercado;
·
Apresentação da equipe;
Já o elevator pitch é um pitch reduzido que só explica
sua proposta única de valor e como a sua empresa pretende ganhar dinheiro, o elevator
pitch tem esse nome, apresentação de elevador, porque tem origem no
questionamento “e se você encontrasse um investidor no elevador, o que você
diria sobre o seu negócio?”
Em ambos os casos, essa ferramenta dinâmica de
apresentação tem a intenção de vender seu peixe para potenciais investidores.
Um momento importante para o empreendedor, pois ele terá
contato direto com pessoas que poderão alavancar seu negócio, bem como uma
banca avaliadora e mentores.
Como o tempo de apresentação é bastante curto devemos focar
nosso discurso em assuntos importantes para os investidores, tom de voz , postura
e o domínio do assunto são bastante importantes.
Indicamos a seguir algumas dicas para ajudá-lo nesse processo.
1. Identificação do problema e solução: Descreva esse
problema de forma sucinta e mostre como a ideia que você encontrou soluciona
este problema;
2. Mercado e público alvo: Apresente o seu mercado
potencial, tamanho local e internacional, é importante acesso a variáveis
relevantes e recentes como faturamento, base de usuários e expectativas de
crescimento;
3. Diferencial e concorrência: Apresente uma lista de seus
concorrentes diretos ou indiretos considerando os aspectos mais significativos
e sua vantagem competitiva, o que te diferencia dos outros;
4. Modelo de Negócio: Explique de forma bem objetiva como
será a monetização do seu negócio e como pretende fazer essas operações;
5. Equipe: É importante conhecer as pessoas envolvidas no
projeto e quais são suas credenciais, vale colocar os feitos marcantes e suas
habilidades mais coerentes com sua posição no negócio;
6. Expectativa de crescimento, próximos passos: Deixe
claro quais as estratégias de crescimento compatíveis com a evolução do
negócio, como o volume de vendas, usuários e resultados financeiros alinhados
com o planejamento futuro.
7. Necessidade de capital: O mais importante, o valor de
investimento buscado pela empresa para cobrir as despesas e determinar sua manutenção
no mercado por um período determinado.
Um abraço a todos,
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