Conceito de Pitch e Pitch elevator

Olá gestores,

Pitch nada mais é que é um discurso de venda, quando alguém está falando de startups e usa a expressão “pitch”, ela está falando sobre o discurso que uma determinada empresa faz para os diversos players do mercado afim de conseguir investimento para o negócio.



Um pitch normalmente se apoia em um pitch deck (uma apresentação de slides, prezi ou outra ferramenta), que contém:

·         Descrição do problema que a empresa resolve;
·         Descrição da solução;
·         Descrição do mercado;
·         Apresentação da equipe;

Já o elevator pitch é um pitch reduzido que só explica sua proposta única de valor e como a sua empresa pretende ganhar dinheiro, o elevator pitch tem esse nome, apresentação de elevador, porque tem origem no questionamento “e se você encontrasse um investidor no elevador, o que você diria sobre o seu negócio?”

Em ambos os casos, essa ferramenta dinâmica de apresentação tem a intenção de vender seu peixe para potenciais investidores.

Um momento importante para o empreendedor, pois ele terá contato direto com pessoas que poderão alavancar seu negócio, bem como uma banca avaliadora e mentores.

Como o tempo de apresentação é bastante curto devemos focar nosso discurso em assuntos importantes para os investidores, tom de voz , postura e o domínio do assunto são bastante importantes.



Indicamos a seguir algumas dicas para ajudá-lo nesse processo.

1. Identificação do problema e solução: Descreva esse problema de forma sucinta e mostre como a ideia que você encontrou soluciona este problema;

2. Mercado e público alvo: Apresente o seu mercado potencial, tamanho local e internacional, é importante acesso a variáveis relevantes e recentes como faturamento, base de usuários e expectativas de crescimento;

3. Diferencial e concorrência: Apresente uma lista de seus concorrentes diretos ou indiretos considerando os aspectos mais significativos e sua vantagem competitiva, o que te diferencia dos outros;

4. Modelo de Negócio: Explique de forma bem objetiva como será a monetização do seu negócio e como pretende fazer essas operações;

5. Equipe: É importante conhecer as pessoas envolvidas no projeto e quais são suas credenciais, vale colocar os feitos marcantes e suas habilidades mais coerentes com sua posição no negócio;

6. Expectativa de crescimento, próximos passos: Deixe claro quais as estratégias de crescimento compatíveis com a evolução do negócio, como o volume de vendas, usuários e resultados financeiros alinhados com o planejamento futuro.

7. Necessidade de capital: O mais importante, o valor de investimento buscado pela empresa para cobrir as despesas e determinar sua manutenção no mercado por um período determinado.


Um abraço a todos,

Comentários