Canvas de proposta de valor

Olá gestores,

A criação de um grande produto ou serviço é uma construção realizada em diferentes etapas. Não basta apenas uma pesquisa de mercado, por exemplo. Cada tarefa é importante, mas sozinha não constitui uma solução.

As ferramentas desenvolvidas por especialistas são fundamentais para estruturar um planejamento de sucesso e oferecer os diferenciais que o público procura. É nesse contexto que o Canvas da Proposta de Valor se mostra como um caminho para identificar, validar e constituir valores para os seus produtos e serviços.


O destaque do Canvas da Proposta de Valor são as dores e ganhos em relação ao consumidor. No primeiro caso, trata-se do estudo das emoções negativas, situações e riscos que o cliente poderá experimentar no decorrer ou ao final da tarefa.

Já no caso dos ganhos, cabe ao empreendedor compreender os benefícios que o cliente espera, deseja ou seria surpreendido pela experiência positiva.

São os ganhos sociais, utilidades funcionais, emoções e experiências positivas e redução de custo, assim, ao longo do processo, é possível visualizar e construir diferentes cenários e hipóteses de acordo com cliente e segmento potencial. No entanto, lembre-se: o recomendado é utilizar o Canvas da Proposta de Valor em conjunto com o Canvas do Modelo de Negócio.

O que é uma Proposta de Valor?

Um valor percebido pelo cliente pode ser quantitativo, como preço e prazo de entrega, ou qualitativo, como design, funcionalidade e durabilidade.
Os principais valores de um determinado grupo de consumidores são:

 - Novidade: muitos clientes procuram por lançamentos no mercado e estão dispostos a comprar sempre o modelo mais moderno de um ou mais produtos.

 - Desempenho: esse valor é muito comum para consumidores de produtos tecnológicos, que costumam priorizar o desempenho das máquinas.

 - Personalização: é uma demanda muito comum atualmente, já que o mundo está cada vez mais plural.

 - Design: é geralmente o primeiro valor percebido em um produto, pode ser determinante para o sucesso nas vendas, até porque é um conceito ligado ao zelo e ao profissionalismo.

 - Status: esse valor é mais comum em determinadas classes sociais, mas há que ser observado também em situações específicas, como nos casos de grupos ou tribos.

 - Preço: bastante comum e valorizado, mas é preciso ter cautela para não correr o risco de ser associado com soluções de baixa qualidade.

 - Conveniência e usabilidade: é um valor muito procurado por conta da vida agitada, principalmente nas cidades grandes.

Mas como montar o Canvas Proposta de Valor?

A ferramenta é composta por dois lados, perfil do cliente e mapa de valor, que devem estar conectados de modo que os conceitos preenchidos, tanto na direita quanto na esquerda, estejam em consonância.

O preenchimento dos espaços deve ser feito, preferencialmente, com o uso de “post-it”, para que sejam substituídos facilmente. Toda a equipe estratégica deve participar da construção do Canvas 
Proposta de Valor.

Lado direito: perfil do cliente

No lado direito do gráfico, deve estar o perfil do cliente, que é dividido em: tarefas do cliente, dores e ganhos.

Em tarefas do cliente deve ser colocado, em forma de lista, tudo o que esse consumidor precisa realizar na sua vida pessoal e profissional.

Na parte das dores, é preciso identificar quais são os problemas desse cliente, os obstáculos enfrentados que poderão ser solucionados pelo negócio.

Na divisão referente aos ganhos, deverão ser descritos os benefícios percebidos pelo cliente.

Lado esquerdo: mapa de valor

O mapa de valor é composto por três partes: produtos e serviços, analgésicos e criadores de ganhos.

Na seção produtos e serviços, deve-se descrever todos os elementos que serão oferecidos ao cliente, de acordo com as outras etapas do processo.

Em analgésicos, como o nome já diz, são os agentes que aliviarão as dores do cliente.
Por fim, o bloco criadores de ganhos determina os elementos dos produtos ou serviços que trarão benefícios aos clientes.

Atrair, conquistar e fidelizar o público-alvo são tarefas essenciais para qualquer negócio ter vida longa. E, para isso, usar o Canvas Proposta de Valor para definir o que vai levar os melhores benefícios aos clientes é uma escolha acertada.

Um abraço a todos e sucesso

Comentários