Business Model Generation ou canvas de modelo de negócios

Olá gestores,

Depois de muito tempo utilizando essa ferramenta, aliás nem sei porque já não postei isso no nosso Blog!!!

Podemos dizer que o Canvas é uma ferramenta bastante útil, seu quadro de modelo de negócios é um mapa visual pré-formatado, que age como uma ferramenta facilitadora para o gerenciamento estratégico do negócio. Esse modelo proposto pelo Canvas ajuda no planejamento e na visualização das principais funções de um negócio, bem como suas relações externas e internas.

No geral, o Canvas, é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, uma vez que contribui de forma significativa para a construção rápida e visual de novos modelos de negócios.
Entre os que utilizam a ferramenta, existem aqueles que defendem o Canvas como um substituto para o Plano de Negócios tradicional, como também, aqueles que entendem que seja uma ferramenta complementar ao mesmo.

Essa metodologia consiste no uso de um painel dividido em nove grandes blocos (building blocks), que representam os elementos fundamentais de um modelo de negócio. 


A proposta do Canvas não é tratar cada componente em detalhe, mas sim descrever o modelo de negócio com uma visão mais macro. Seu objetivo central é extrair propostas de valor que atendam e potencializem os principais objetivos desejados, antes de partir para a formatação do modelo em si.
Seu valor deriva da aceleração dos processos de formatação, evitando questões confusas inicialmente e com isso atuando de forma mais objetiva e tangível em relação ao modelo de negócio proposto.

O canvas de modelo de negócio conta com nove áreas distintas, descritas detalhadamente a seguir:
Segmento de Clientes, pessoas ou grupos de pessoas que a empresa pretende servir. A ideia é mapear para quem se está criando valor e quem são os potenciais clientes da empresa. A ideia principal é entender, alcançar e servir os clientes específicos.

Proposta de Valor, essa área representa as propostas que atendam às necessidades dos clientes em potencial, ou seja, são os produtos e serviços que geram valor para os clientes. Seu objetivo é criar valor para um determinado cliente e se diferenciar da concorrência.

Canais de Comunicação: Descreve os meios pelos quais a empresa transmite informação e valor para seus clientes. É a interface entre a empresa e o cliente, ajudando o mesmo a conhecer e avaliar o produto, assim como receber o produto, suporte e assistência.

Relacionamento com Clientes, é a forma como a empresa interage com o segmento de cliente. Seu propósito é fortalecer o envolvimento do cliente com o negócio. É o programa de customer relationship management (CRM) em seu sentido mais amplo, já que se refere aos relacionamentos individuais que a empresa estabelece.

Fontes de Receita, representa as possibilidades de geração de renda que a empresa pode ter com cada segmento de clientes. São as linhas de receita (Revenue Stream) que registram como o modelo em construção pretende gerar receitas.

Recursos-Chave: (Key Resources), são os principais recursos necessários para que uma empresa faça o seu modelo de negócio funcionar. Em outras palavras, são os ativos ligados diretamente ao funcionamento do modelo (recursos intelectuais, equipes, máquinas, tecnologia, por exemplo.)

Atividades-Chave: (Key Activities), são as atividades sem as quais não seria possível construir os canais necessários, manter o relacionamento com o cliente, ou atender as propostas de valor. Basicamente, são as atividades essenciais para que o modelo de negócio funcione corretamente.

Estrutura de Custos, a estrutura de custos envolve os principais custos decorrente da operação do modelo de negócio. São os custos necessários para se manter e construir todo o modelo proposto. (Custos embutidos na operação).

Parceiro-Chave: (Key Partners), é o elemento que se baseia na rede de fornecedores e parceiros essenciais que ajudam a garantir o funcionamento do modelo de negócio em questão, ou seja, são aqueles que contribuem tanto com os recursos-chave, quanto com as atividades-chave. Em resumo, são todos aqueles que são importantes para os negócios, um elemento essencial dele.



A utilização dessa ferramenta facilita bastante o entendimento e a concepção de novos produtos e serviços, bem como, possibilita uma rápida integração e desenvolvimento de opiniões por parte dos envolvidos no projeto.

O Canvas de modelo de negócios  é uma ferramenta empresarial fantástica e muito bem conceituada atualmente. Ele não só ajuda a melhorar a compreensão dos mesmos acerca dos principais pontos (elementos) que envolvem o modelo proposto, como também contribui para uma maior estabilidade do empreendimento quando bem realizado, a facilidade em acrescentar e tirar as diversas hipóteses para o negócio, facilita muito o entendimento, na imagem a seguir podemos ver a ferramenta preenchida com post its, 



Podemos considerar o Canvas como uma alternativa (ou até complemento) interessante ao antigo Plano de Negócios, agregando novas ideias e inovações que contribuem para uma administração estratégica, assim como para o desenvolvimento de um modelo de negócios otimizado.
O Canvas pode ser indicada para organizações de todos os portes e modelos, mas nos dias atuais vem sendo usado com mais força no desenvolvimento de startups, contribuindo para que novos empreendedores definam seu modelo de negócios de uma forma mais simples e visual. 

Um abraço a todos e sucesso,

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