Olá gestores,
Depois de muito tempo utilizando essa ferramenta, aliás nem sei porque já não postei isso no nosso Blog!!!
Podemos dizer que o Canvas é uma
ferramenta bastante útil, seu quadro de modelo de negócios é um mapa visual
pré-formatado, que age como uma ferramenta facilitadora para o gerenciamento
estratégico do negócio. Esse modelo proposto pelo Canvas ajuda no planejamento
e na visualização das principais funções de um negócio, bem como suas relações
externas e internas.
No geral, o Canvas, é um mapa
dos principais itens que constituem uma empresa, uma vez que contribui de forma
significativa para a construção rápida e visual de novos modelos de negócios.
Entre os que utilizam a
ferramenta, existem aqueles que defendem o Canvas como um substituto para o
Plano de Negócios tradicional, como também, aqueles que entendem que seja uma
ferramenta complementar ao mesmo.
Essa metodologia consiste no uso
de um painel dividido em nove grandes blocos (building blocks), que representam
os elementos fundamentais de um modelo de negócio.
A proposta do Canvas não é
tratar cada componente em detalhe, mas sim descrever o modelo de negócio com
uma visão mais macro. Seu objetivo central é extrair propostas de valor que
atendam e potencializem os principais objetivos desejados, antes de partir para
a formatação do modelo em si.
Seu valor deriva da aceleração
dos processos de formatação, evitando questões confusas inicialmente e com isso
atuando de forma mais objetiva e tangível em relação ao modelo de negócio
proposto.
O canvas de modelo de negócio
conta com nove áreas distintas, descritas detalhadamente a seguir:
Segmento de Clientes, pessoas ou grupos de pessoas que a empresa pretende servir. A ideia é mapear para quem se está criando valor e quem são os potenciais clientes da empresa. A ideia principal é entender, alcançar e servir os clientes específicos.
Segmento de Clientes, pessoas ou grupos de pessoas que a empresa pretende servir. A ideia é mapear para quem se está criando valor e quem são os potenciais clientes da empresa. A ideia principal é entender, alcançar e servir os clientes específicos.
Proposta de Valor, essa área
representa as propostas que atendam às necessidades dos clientes em potencial,
ou seja, são os produtos e serviços que geram valor para os clientes. Seu
objetivo é criar valor para um determinado cliente e se diferenciar da
concorrência.
Canais de Comunicação: Descreve
os meios pelos quais a empresa transmite informação e valor para seus clientes.
É a interface entre a empresa e o cliente, ajudando o mesmo a conhecer e
avaliar o produto, assim como receber o produto, suporte e assistência.
Relacionamento com Clientes, é a
forma como a empresa interage com o segmento de cliente. Seu propósito é
fortalecer o envolvimento do cliente com o negócio. É o programa de customer
relationship management (CRM) em seu sentido mais amplo, já que se refere aos
relacionamentos individuais que a empresa estabelece.
Fontes de Receita, representa as
possibilidades de geração de renda que a empresa pode ter com cada segmento de
clientes. São as linhas de receita (Revenue Stream) que registram como o modelo
em construção pretende gerar receitas.
Recursos-Chave: (Key Resources),
são os principais recursos necessários para que uma empresa faça o seu modelo
de negócio funcionar. Em outras palavras, são os ativos ligados diretamente ao
funcionamento do modelo (recursos intelectuais, equipes, máquinas, tecnologia,
por exemplo.)
Atividades-Chave: (Key
Activities), são as atividades sem as quais não seria possível construir os
canais necessários, manter o relacionamento com o cliente, ou atender as
propostas de valor. Basicamente, são as atividades essenciais para que o modelo
de negócio funcione corretamente.
Estrutura de Custos, a estrutura
de custos envolve os principais custos decorrente da operação do modelo de
negócio. São os custos necessários para se manter e construir todo o modelo proposto.
(Custos embutidos na operação).
Parceiro-Chave: (Key Partners),
é o elemento que se baseia na rede de fornecedores e parceiros essenciais que
ajudam a garantir o funcionamento do modelo de negócio em questão, ou seja, são
aqueles que contribuem tanto com os recursos-chave, quanto com as
atividades-chave. Em resumo, são todos aqueles que são importantes para os
negócios, um elemento essencial dele.
A utilização dessa ferramenta
facilita bastante o entendimento e a concepção de novos produtos e serviços,
bem como, possibilita uma rápida integração e desenvolvimento de opiniões por
parte dos envolvidos no projeto.
O Canvas de modelo de negócios é
uma ferramenta empresarial fantástica e muito bem conceituada atualmente. Ele
não só ajuda a melhorar a compreensão dos mesmos acerca dos principais pontos
(elementos) que envolvem o modelo proposto, como também contribui para uma
maior estabilidade do empreendimento quando bem realizado, a facilidade em acrescentar e tirar as diversas hipóteses para o negócio, facilita muito o entendimento, na imagem a seguir podemos ver a ferramenta preenchida com post its,
Podemos considerar o Canvas como
uma alternativa (ou até complemento) interessante ao antigo Plano de Negócios,
agregando novas ideias e inovações que contribuem para uma administração
estratégica, assim como para o desenvolvimento de um modelo de negócios otimizado.
O
Canvas pode ser indicada para organizações de todos os portes e modelos, mas
nos dias atuais vem sendo usado com mais força no desenvolvimento de startups,
contribuindo para que novos empreendedores definam seu modelo de negócios
de uma forma mais simples e visual. Um abraço a todos e sucesso,
Comentários