Gestão Empresarial - Planejamento Maio 2016

Olá gestores,

Agradeço a todos pela presença em nossa última aula, foi fantástica.


Para as próximas aula, como já informado e prometido, vamos estudar as principais funções do administrador, o planejamento e seus três níveis, avaliar a importancia da análise dos ambientes internos e externos, e uma ferramenta bastante utilizada para a avaliação externa e interna das organizações.  



Bem agora que você já sabe do assunto, nosso objetivo nessa aula é o ciclo PODC, vamos entender melhor as diversas funções do administrador, o ciclo PODC, que é uma síntese das quatro funções administrativas.
Dentro desse contexto podemos considerar a administração como a tarefa que possibilita alcançar objetivos previamente definidos, com maior eficiência.

Planejamento

A atividade de planejamento é uma função administrativa permanente e significa definir objetivos e os meios para alcançá-los.
Em resumo, a tarefa de planejar é definir os objetivos, decidir como alcançar esses objetivos, definir os planos, programar as atividades e alcançar as metas, algumas empresas ainda adotam o método “deixa a vida me levar” e não planejam, desta forma ficam vulneráveis a possíveis problemas e acabam por não atingindo os objetivos propostos.
O planejamento pode ser dividido em três níveis, estratégico, tático e operacional.

Organização

As atividades relacionadas à função de organizar, compreendem diversas fases, como a elaboração dos níveis hierárquicos e definição das estruturas organizacionais. Pode ser definida como a ordenação dos recursos materiais, financeiros e humanos visando atingir os objetivos estabelecidos, o organograma da empresa é definido nessa função administrativa, este serve para representação da estrutura da empresa, estrutura departamental, deixando claro os níveis hierárquicos.

Direção

Nessa etapa são tomadas as decisões relacionadas à liderança, comunicação com os níveis da organização, é literalmente onde as coisas acontecem, é a função administrativa mais dinâmica e exige muito dos profissionais, nessa atividade as relações interpessoais são colocadas em evidência, devido a sua constante exigência.
A direção assim como o planejamento possui três níveis direção ao nível institucional envolvendo toda a empresa, nível departamental abrangendo as unidades em separado e por fim a nível operacional.
https://www.emaze.com/@AOQTTIFF/Tga

Controle

O fechamento desse círculo virtuoso, é a função controle, controle é o monitoramento, a verificação, checagem, avaliação ou mensuração do plano que já foi executado permitindo assim um processo de correções ou ainda melhoria contínua.
De uma forma clara é a avaliação o desempenho em relação aos padrões, comparando resultados com previsões, (previsto x realizado).

Acesse essa video aula aqui, Video aula, PODC Prof. Monteiro

O planejamento das nossas atividades está no cronograma abaixo e podem ser acessadas clicando nos links a qualquer momento.

Um abraço a todos,

Monteiro

Comentários