Van Gogh, a crise e a arte de empreender.


Boa tarde gestores e empreendedores!

Há muito venho me desculpando com todos e me cobrando pela falta de tempo em não poder postar com tanta frequência, algo inconcebível, mas para os que acompanham de perto esta nova fase e trajetória que estamos percorrendo, saibam que muito vêm sendo construído e só posso assegurar que isto também é fruto desta semente (o próprio PMG&E) que foi plantada em 2011; talvez por isso procuro encarar que este distanciamento temporal é mais um Lab de vivências e teorias aplicadas, do que apenas uma agenda “atolada” de compromissos, afinal isto é algo que não combina com nosso perfil empreendedor.

Mas o que me fez parar nesta manhã e trazer a todos nossos seguidores, foi algo que venho já experimentando com meus alunos, clientes, “mentores”, parceiros e todos os outros atores de nosso ecossistema empreendedor sobre o que fazer para atravessar a tormenta e a crise? A resposta posso buscar na inspiração em Van Ghogh, onde: ”... o mar se faz sempre bravio; mas isso não impede o marinho se lançar nele todos os dias! ”, afinal grandes oportunidades afinal vem sendo apontadas em um oceano de incertezas e pessimismo, algo que tive oportunidade de acompanhar junto a palestra de Ana Carolina Merighe (Innoveur Consulting), nas preliminares para Hackathon FIESP (que irá acontecer agora em agosto fiquem atentos!). Ela ressaltou a importância de se rever conceitos e modelos de negócios em momentos de crise, os impactos de se ter uma cultura colaborativa e empreendedora e nosso papel como nação e sociedade nesse cenário.

Tudo isso pode parecer redundante ou até mesmo fruto de um refluxo de teóricos que muito verbaliza, mas que pouco se produz na construção do novo; digo isso apenas reforçar algo que sempre retratamos aqui neste canal: ou começamos a remar em busca de uma nova praia e novos mares ou ficaremos esperando uma nova onda, que talvez nosso "pequeno tanque" nunca tenha, seja por culpa do “piscineiro”, ou por nem sequer sabermos nadar!

Não pretendo mascarar ou minimizar a crise, aliás isto é uma irresponsabilidade; mas sim mitigá-la, por meio de formação aplicada, engajamento das pessoas, ou seja, minha resposta para todo este cenário é TRABALHO MUITO TRABALHO. Tudo isso fica ainda mais evidente quando é apresentado os resultados de empresas que quebraram seus modelos e foram contra o óbvio como E-bay, Uber, Airbnb, Prosper, Freelancer entre outras que surgiram e cresceram no mundo global pós sub-prime (pós crise 2008) e hoje faturam bilhões, geram emprego renda e ajudam no desenvolvimento da sociedade local, segundo dados apresentados também por Merighe.

Alguns podem até dizer "que isso não coisa de brasileiro" e que em nosso mercado é mais complexo sua localidade e aspectos culturais; mas para isso podemos dizer que não queremos apenas uma cópia simplista de outro mercado mais evoluído, queremos poder criar nossas soluções e usarmos e abusarmos de nossa criatividade aplicada e nosso anseio de ajudar com a alegria de sempre; mas se tivermos que fazer uso de um modelo funcional que deu certo em outras realidades e ajustarmos para nossa sociedade, que assim o seja, pois SOMENTE FAZENDO é que chegaremos em algum lugar, mesmo que tenha sido à partir modelo existente replicado, o que já supera a inércia letrada;Mas que tenhamos bem clara nossa hombridade de nosso papel na sociedade como empreendedores e agentes diretos de transformação de nosso ecossistema, que ao invés de um sentimento triatleta do empreendedorismo moderno, ou seja, termos vontade de sair correndo do negócio, ir pedalando até o banco e se jogar na piscina. Pensem nisso!

Sucesso e bom final de semana! 

Comentários

Prof. Monteiro disse…
Esse é o Zé Marques, valeu pelo post, ficar falando e colocando a culpa nos outros é fácil, o difícil é mudas as condições sócio economicas com teorias diversas.

Todos adoram o perfume das flores mas ninguém que sujar as mãos para plantá-las, ou mesmo cuidar delas, não é?

Um abraço,
PMG&E disse…
Já disse isso antes, a unica coisa que falta no blogger como ferramenta ehh o botão do Like!!
Valeu pelo Apoio Barão...a saudade de postar era grande; mas pretendo reduzir estes intervalos..Ok!
Sucesso até breve!

P.S: te aguardo para o café..