Hierarquia das necessidades de Maslow.

Bom dia gestores,

Proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow (1908 - 1970), a hierarquia das necessidades de Maslow definiu uma série de cinco necessidades do ser humano. 



As necessidades primárias (básicas),e são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização, abaixo a pirâmide das necessidades agrupadas em cinco níveis e a explicação de cada uma delas.


Necessidades fisiológicas, relaciona-se com o ser humano biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, no trabalho, necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.

Necessidades de segurança, vinculadas às necessidades de se sentir seguro, sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego, no trabalho, estabilidade, plano de saúde, seguro de vida, boa remuneração, segurança no trabalho.

Necessidades sociais, necessidades de bons relacionamentos, com harmonia, sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto, no trabalho, conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis.

Necessidades de estima, reconhecimento das nossas próprias capacidades, e o reconhecimento das outras pessoas da nossa capacidade de resolução de problemas e adaptação as mais diversas situações.

É a necessidade de ter dignidade, respeitado por você mesmo e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho, no trabalho, responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedbacks positivos e principalmente a auto estima.

Necessidades de auto-realização, necessidades de crescimento, realização, aproveitamento do potencial próprio, amadurecimento, autonomia, independência e o auto controle, no trabalho, desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia.

Como toda teoria, existem sempre aqueles que não concordam com ela ou totalmente ou em parte, a partir disso podemos considerar que nem todas as pessoas são iguais e,  que o que é uma necessidade para mim, pode não ser para você.

Maslow também estabeleceu uma ordem muito rígida, sem a possibilidade de inversão ou troca de necessidades, o importante é que nenhuma dessas críticas,descaracterizam a teoria ou a tornam menos atual.

Segundo a Teoria de Maslow, a pessoa tem que ter a sua necessidade do nível inferior satisfeita, ou quase integralmente satisfeita, para sentir a necessidade do nível superior, a pessoa que não tem suas necessidades de segurança satisfeitas não sente ainda necessidades sociais, e assim sucessivamente.

Podemos facilmente aplicar essa teoria às áreas de Gestão em geral, Marketing e Gestão de Pessoas.

"... à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo para aspirações cada vez mais elevadas."  A. Maslow

Na área de Gestão de Pessoas, se uma pessoa possui necessidades de segurança, não se sente motivada pela satisfação de suas necessidades de "status" ou estima, ou ainda como motivar as pessoas de maneira adequada às suas necessidades.

Já para a área de Marketing, não podemos vender canetas de luxo ou automóveis para pessoas que ainda estão tentando satisfazer suas necessidades de segurança, outro exemplo, não adianta tentar vender produtos orgânicos, aqueles só com adubação natural, para um segmento que está com fome. Esta necessidade de produtos orgânicos está no topo das necessidades de segurança.

Para um bom gestor, a hierarquia das necessidades de Maslow, disponibiliza  uma segmentação psicológica baseada nas necessidades e desejos das pessoas.

Na sua empresa, onde você enxerga a hierarquia das necessidades de Maslow, os produtos ou serviços que sua empresa fornece estão adequados ao segmento, dentro do enfoque da hierarquia das necessidades de Maslow?


E as suas necessidades e os seus desejos, onde estão situados na pirâmide de Maslow?

Sucesso a todos,

Comentários