Conceito de PEPS e UEPS

Boa tarde gestores,

Essa semana me perguntaram como funcionava o sistema PEPS/UEPS de gestão de estoques, lembrei que não postei nada a respeito em nosso Blog.

PEPS e UEPS são ferramentas utilizadas na gestão dos estoques, ficando a critério de cada empresa utilizar o método que mais se encaixa em suas operações, ajudando a definir a prioridade de saída de cada produto fabricado.

PEPS (FIFO), são siglas que significam "Primeiro que  Entra, Primeiro que Sai" ou "First In, First Out", é o mais comum entre os critérios de valorização de estoque. Produz conforme a demanda de vendas e os primeiros produtos que entrarem no estoque, vão ser aqueles que vão sair em primeiro lugar, deste modo o custo da matéria-prima deve ser considerado pelo valor de compra desses primeiros produtos. .

Este tipo de critério de avaliação é usado principalmente em empresas que trabalham com seus produtos, de forma ordenada e contínua, colaborando para um perfeito controle dos materiais, principalmente quando eles estão sujeitos a mudança de qualidade, decomposição, deterioração, depreciação, etc.;

Esse método é utilizado, quando o giro dos estoques ocorre de maneira rápida ou quando as oscilações normais de custos podem ser absorvidas no preço do produto ou quando dispõe de materiais estocados em longo prazo, esse tipo de avaliação serve para controlar os estoques. Conseqüentemente, os estoques são mantidos em contas do ativo, com valores aproximados dos preços atuais de mercado.

UEPS (LIFO), são siglas que significam "Ultimo que Entra, Primeiro que Sai", ou "Last in, Fisrt Out", o qual segue um raciocínio invertido, se comparado ao PEPS: o custo do estoque leva em conta as unidades recentemente adicionadas no controle de entradas, de modo como se fossem os primeiros itens vendidos ou utilizados.

Esse critério tem a vantagem de apontar os custos dos artigos realmente consumidos, oferecendo uma possibilidade de ajuste mais rápido e eficiente na produção e nos preços cobrados ao consumidor, porém minimizando os lucros alcançados em algumas operações. A técnica, porém, não é apropriada para alguns ramos de atuação como os estabelecimentos que trabalham com alimentos e outros bens perecíveis, por exemplo. Isso acontece porque a saída dos produtos que chegaram por último poderá fazer com que, quando as primeiras mercadorias forem comercializadas, elas já estejam com a validade vencida.
  
Além desses dois métodos, existem outros bastante utilizados pelas empresas, indústrias e estabelecimentos comerciais para se controlar de forma competente os estoques. O método chamado MPM (preço médio ponderado), devido principalmente à sua facilidade de utilização. Segundo tal critério, os estoques devem ter um controle permanentemente atualizado a cada aquisição que a organização faz, de modo que o preço médio do patrimônio estocado seja calculado e ofereça como efeito uma rentabilidade mediana.

Uma das maneiras de avaliar a correta administração de materiais é através da correta gestão dos estoques, gestão dos estoques, afinal sua complexidade abrange uma série de atividades, mas a contabilidade e tabulação dos dados de maneira eficiente dos das quantidades e valores relacionados ao controle de saídas e entradas dos artigos é algo imprescindível para o sucesso da organização.

Sucesso a todos,

Comentários