Boa tarde gestores,
No final da década de 90 a maioria absoluta dos sistemas
utilizados por empresas de todos os portes e indústrias, era desenvolvida em
Cobol, principalmente no setor financeiro.
Passei por essa fase, e é incrível observar e acompanhar
toda essa evolução, nesses 25 anos
a indústria de TI passou por uma enorme transformação,
semana passada eu e o Prof. Luciano participamos de um encontro na IBM, onde
foi discutido o “Futuro do conhecimento”, abordando os temas mais discutidos na
área de TI, são os CAMS, Cloud,
Analytics, Mobile e Social, assuntos que consomem grande parte dos
investimentos e do tempo dos executivos da área
Analiso esse mercado, da seguinte maneira, o ritmo da
mudança aumentou exponencialmente devido a enorme quantidade de novos entrantes
no mercado, aumento significativo de fusões e aquisições no setor de TI, e
empresas de venture capital, investindo em projetos voltados para o mundo
corporativo.
Se analisarmos o contexto, temos um numero cada vez maior
de dispositivos “espertos”, os smartphones, que só não são mais potentes por
problemas relacionados à energia, problemas relacionados à duração da bateria.
A internet das “coisas”, também possuem dispositivos
espertos, onde tudo pode ser controlado
remotamente e os equipamentos se adaptam às suas necessidades.
Uma infinidade de sensores, câmeras de vídeo, controles
de acesso, espalhados por todos os cantos, canais de conteúdo específico,
usuários, relações e transações comerciais, redes sociais e muito mais.
Nesse contexto foi desenvolvido o conceito do que agora
chamamos de CAMS, Cloud, Analytics, Mobile e Social.
Somente em 2013 foi gerado um volume de dados, de
aproximadamente 4 zetabytes, não faço a mínima ideia do que isso significa em
quantidade, e nem sei como isso foi mensurado, mas o conceito do CAMS, se
aplica nesse contexto.
As empresas de TI, acompanham de perto esses processos, participando
ativamente no desenvolvimento de serviços e soluções, vamos analisar cada um dos compenentes dos
CAMS.
Cloud
Ao meu entender o Cloud , é um "modelo de entrega de
tecnologia", a solução entregue para o cliente é a computação na nuvem, na prática, ele não vai precisar manter em
suas instalações, infraestrutura de TI, ou seja vai acessar por navegadores web em sistemas
que estão hospedados em servidores em algum lugar, fora de sua empresa.
E nem vai precisar de funcionários especializados para o
departamento de TI, fatores que apontam para uma boa economia.
Analytics
Conforme já comentado em 2013 foram gerados
aproximadamente 4 zetabytes de informações, e isso, representa 4 vezes mais de
tudo o que foi produzido em 2010, essa grande massa de informações não está
armazenada de forma estruturada e cerca de 80% de tudo o que é gerado está em
texto, em emails, em tweets, em posts, instant messages, videos, etc.
Mas se temos essa quantidade de informações em “texto”,
para obter algo de útil dela, é
necessário termos condições de analisar seu significado, e esse é o X da
questão, muito mais complicado do que simplesmente usarmos um supercomputador.
A IBM, com sua incrível história de desenvolvimento de
super computadores, (Deep Blue, Blue Gene) lançou o Watson, um sistema,
composto por hardware, software e serviços, que inaugurou uma nova era na
história da computação, a da Computação Cognitiva.
Esse equipamento abre espaço para que seja possível
estudar com muito mais critério enormes quantidades de informação, nos mais
diferentes formatos, em qualquer campo da ciência como, por exemplo, na
medicina, na exploração de petróleo, educação, comércio, pesquisa de novos
medicamentos, etc.
Mobile
O "M" de CAMS vem da Mobilidade, já existem
dezenas de milhares de aplicativos que exploram dispositivos moveis como
tablets ou smartphones e existem bilhões destes dispositivos móveis, não podemos
ignorar o fato de que as pessoas não trabalham apenas em seus escritórios, da
mesma forma que hoje é comum navegar na Internet em qualquer local, todos os
sistemas devem ser desenvolvidos considerando essa questão.
Cada vez mais novos dispositivos são utilizados de forma
móvel, os automóveis estão necessitando de sistemas integrados a GPS, voz e
imagem, equipamentos de fitness, acessórios diversos, relógios, óculos, gerando
informações que precisam ser processadas, para que de alguma forma para tenha
valor.
Cabe as empresas, garantir que os produtos ganhem escala,
garantia de funcionamento mesmo com as mais diversas bandas de internet
disponíveis, integração com outros sistemas corporativos e, principalmente,
muita segurança.
Social
Social é um dos pilares estratégicos de qualquer
organização, desnecessário dizer todo o esforço e investimento que vem sendo
feito nos últimos anos, nesta área.
As soluções de Social Business utilizadas pelas grandes
corporações, hoje já colhem os resultados de uma maior colaboração entre seus
funcionários, maior agilidade, comprometimento, troca de informações e inovação,
esses são sem dúvidas benefícios que devem ser ponderados, as empresas de TI
devem investir nas áreas de segurança, integração, escalabilidade e mobilidade,
as soluções podem ser utilizadas diretamente nas instalações do cliente, na
nuvem ou em um ambiente híbrido. O cliente escolhe.
Finalizando
Esse conceito é muito mais do que um produto ou uma
solução, é uma "visão estratégica", desenvolvida com base em
pesquisas de mercado, é uma nova etapa da evolução acontecendo, com o poder de
transformar o mundo corporativo como o conhecemos.
Hoje em dia, nos perguntamos “como vou viver sem internet
e smartphone?”
Entendo que em poucos anos, será difícil imaginar como trabalhávamos
sem Cloud, Analytics, Mobile e Social.
Sucesso a todos,
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