Você tem um Perfil Inovador?



Boa Noite Gestores!


Quando o Prof. Monteiro abordou a importância do IDEO (jan. 2014) como a Nova "MECA" da Inovação Contemporânea, não foi por menos conforme visto no link  Ainda no ano passado eu e o Prof. Luciano tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre eles e suas práticas junto a uma Atividade do Venture Lab (Stanford), onde muito se falavam de suas práticas e ações, ou seja, ficamos alucinados com tanta criatividade e pasmem simplicidade!


Sim Simplicidade; pois até para as coisas mais sofisticadas as soluções passam por ideias e ações que muitas vezes desprezamos por meio de nossos pré-conceitos ou barreiras e proteções que criamos em nosso subconsciente, com medo de parecermos ridículos ao nos colocarmos em “xeque”, aquilo que um dia tivemos a coragem de chamar de “Prestígio”, “Renome” ou se preferir “Reputação”; mas de que vale tudo isso....Se o tempo passar e descobrirmos que falhamos? Se descobrirmo que optamos por nos escondermos em uma zona de conforto, enquanto nossas organizações e os nossos clientes muitas vezes esperavam o verdadeiro algo a mais que podiamos ter dado e não o fizemos!

Estes são alguns valores que tive oportunidade de captar ao conhecer um pouco mais dos irmãos Kelley (David e Tom) e suas trajetórias frente as demandas de alguns de seus clientes (GM, Ford, Sansung, HP entre outras)no comando do IDEO e suas práticas.


Mas o porquê deste longo discurso (talvez seja a saudade por ficar muito tempo sem postar!), para poder retratar uma abordagem feita por Tom Kelley em seu livro “As Dez Faces da Inovação”, onde ajuda a mapearmos o perfil individual e de uma equipe inovadora vale a pena verificar:

PERFIL
CARACTERÍSTICAS:
1. O Antropólogo:
Aqueles que são observadores e capturam Inspiração mergulhando na essência de uma ideia e de um projeto;
2.O Experimentador:

São os Gurus Criativos  que adoram os “Protótipos”, pois sem eles, os protótipos, sabem que não é possível enxergar todas as possibilidades de uma ideia e suas incontáveis variáveis sem o famoso “BOTA PRA FAZER!!!”;
3. A Abelha (Cross-Pollinator);

Aqueles que criam associações em ideias até então desconexas; mas ao encontrar uma forma buscam criar novos meios de inovar; aquilo que até então não fora pensado (Ex. Ford e a linha de montagem oriunda dos frigoríficos).
4. Os “Corredores de Obstáculos (Hurdlers)”;
Perseverante; Adora romper obstáculos, pois veem cada dificuldade como uma oportunidade de inova;
5. Os “Colaboradores”:

São os “Aglutinadores”; possuem um excelente Espírito de Equipe, Entusiastas e criam um excelente clima organizacional em volta de um projeto  de uma ideia.
6. Os “Diretores”:

São aqueles com o perfil de Gestor; A referência Interna e Externa do Projeto servindo de modelo, seja comandando ou delegando;
7. Os Arquitetos Experientes;

São eles que estão constantemente projetando experiências para cada produto ou serviço único; pois sabem que não existe uma receita de bolo e sim um Processo Empreendedor a ser analisado;
8.Os “ Cenógrafos”:

Aqueles que adaptam o espaço físico para equilibrar as oportunidades de trabalho privado e colaborativo e promover uma cultura de criatividade. Mesmo que para isso tenham que delimitar espaços e funções desenhando a melhor forma de operacionalizar isso!
9. Os “Cuidadores”:

São generosos e empáticos, são grandes ouvintes e estão sempre levando em consideração as ideias e as observações, sejam os clientes internos ou externos e como isso afetará o todo;
10. O “Narrador”

Constroem por meio de suas narrativas laços de confiança e dedicação sendo persuasivos  de forma que os fatos, relatórios e tendências do mercado acabam envolvendo a todos, porque as histórias fazem uma conexão emocional e isso pode ser um diferencial e momentos decisivos.
Baseado na Obra  - “ The Ten Faces of Innovation - Kelley. T”

E ai já mapeou seu perfil? Já Descobriu o que, ou melhor, quem está faltando para sua equipe?  Então para de se perguntar e siga o conselho expresso no Balão da figura caricata do Tom Kelley no lead deste post:  “Falhar muitas vezes até que vocês possam ter sucesso mais cedo!!! (Kelley. T)” então mãos a obra!!!

Pensem nisso e Sucesso!

Comentários