Boa noite gestores,
Na próxima aula vamos estudar outras ferramentas para aprofundar essa análise.
Sucesso a todos,
A análise do ambiente interno é a observação dos pontos
fortes e fracos em qualquer organização.
Oferece a oportunidade de adquirir mais
conhecimentos a respeito dos recursos, capacidades, relacionamentos e
habilidades que a organização pode desenvolver com os diversos players do
mercado, representam também desvantagens ou vantagens frente aos concorrentes.
Visto que a maioria dos meninos e meninas de nossa sala
fazem academia, vamos fazer um exercício listando os pontos fortes e fracos de
um negócio esportivo para criar uma visão clara dos aspectos que devemos focar
na comunicação com o público ou com os que devem ser aprimorados, lembrem-se
que são aspectos a serem abordados para qualquer negócio.
Vejamos o exemplo de uma academia de ginástica:
Pontos Fortes
• Grande
variedade de equipamentos;
• Aberta 24
horas, inclusive nos feriados;
• Preço
competitivo;
• Instalações
amplas e espaço para tomar banho de sol;
• Localização,
de frente para uma paisagem;
• Marca
tradicional e associada à qualidade.
Pontos Fracos
• Pouca
oferta de serviços;
• Sempre
lotada de alunos, impossibilitando que os mesmos façam uma série de exercícios;
• Falta de
ar-condicionado;
• Falta de
manutenção em alguns equipamentos;
• Alta
rotatividade de funcionários.
E como estão os concorrentes? A academia “DuZé” tem poucos
equipamentos? Oferece mais serviços? E a mensalidade, é mais cara? Quantas
filiais têm? Abre todos os dias?
Essas informações são relevantes na análise da concorrência.
Saber o que os outros estão fazendo contribui muito para que pensemos nas
estratégias para o nosso negócio.
Agora que conhecemos o que há de melhor e pior em nosso
negócio, vamos analisar os aspectos externos que podem apresentar ameaças e
oportunidades.
Fatores como tecnologia, economia, cultura, demografia e
competição facilitam ou dificultam o andamento da academia. Em momentos de
crise, a academia pode reduzir o faturamento, já que é a primeira conta a ser
deixada de fora do orçamento da família. O envelhecimento da idade média dos
moradores do bairro pode ser uma ótima oportunidade para oferecer aulas de
alongamento na região.
As redes sociais também exercem influências sobre o aluno.
Muitos se matriculam na academia para conhecer pessoas, relacionar-se com
amigos. Com a internet conectada, essa necessidade de estar presente
fisicamente se reduz.
Voltemos para o exemplo de uma academia de ginástica:
Oportunidades:
• Maior interesse
das pessoas por uma vida saudável;
• Muitos
fornecedores de equipamentos barateiam o custo de instalação;
• Classes
emergentes com renda disponível para lazer e esporte;
• Interesse
dos shoppings centers em oferecer serviços esportivos.
Ameaças:
• Aumento
do número de condomínios com academias próprias;
• Aumento
da concorrência com a vinda de grandes academias internacionais;
• Alto
índice de inadimplência nas mensalidades;
• Aumento
da internet reduz necessidade de interação social física.
Sucesso a todos,
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