Qual é a estratégia economica do governo?

Boa noite gestores, 

Conforme já comentei em nosso Blog, os analistas do mercado, já esperavam uma  queda no preço das ações da Petrobras , mas 10% só na segunda-feira foi apenas um resultado direto da  ingerência do governo, uma das maiores empresas do ramo do petróleo permanece refém da mão pesada do governo e da política econômica pouco eficaz.

Havia ainda a esperança de que o governo anunciasse uma nova política de preços para os combustíveis capaz de aliviar as contas da Petrobras, sufocada pelo populismo tarifário.

O aumento de 4% para a gasolina e de 8% para o diesel, deveriam  reforçar o caixa, mas  provocou uma decepção generalizada, tal reajuste não mantém a defasagem em relação aos preços internacionais, e foi tabulada pelo governo para  manter a inflação abaixo dos 5,84% registrados em 2012.

A decisão do governo de manter secreta a fórmula de reajuste de preços, foi mal recebida pelos investidores e ainda permite especulações se ela existe, cheguei até a pensar que seria divulgado um gatilho, visando dar mais previsibilidade ao fluxo de caixa da Petrobras.

Para os investidores externos é uma mostra de que a empresa nas mãos do governo não funciona, a empresa não tem dinheiro para investimentos e vai gastar o dinheiro do contribuinte, porque uma hora a Petrobrás vai precisar de um aporte de capital, e o dinheiro vai sair de onde?????

Esse claro caso de ingerência, é  mais uma evidência de que o governo está totalmente preso em um círculo vicioso, criado por ele mesmo, acuado e incapaz de formular uma estratégia  para a correta gestão da economia.

A inflação esta alta, os juros subindo, o dólar aumenta,  os resultados das contas públicas pioram e analise dos principais economistas é de que a economia crescerá pouco em 2014.

Falando em 2014, ontem a retração de 0,5% no PIB do terceiro trimestre, em relação aos três meses anteriores, quase descarta uma expansão de 2,5% no ano, um desempenho  muito fraco para um “emergente”, para  2014 os analistas em sua grande maioria começam a projetar resultados abaixo de 2%.

Dessa vez, de acordo com os indicadores é preocupante que o PIB tenha diminuído sobretudo por causa dos investimentos, que caíram 2,2% no trimestre. Com isso, o acumulado do ano, positivo, apenas recuperará o tombo de 4% observado em 2012. Na prática, a taxa de investimento do Brasil permanece em parcos 18,6% do PIB, muito abaixo dos 25% da média dos emergentes e compatíveis com um crescimento de 4% ao ano.


O único indicador que destoa desses números terríveis é a taxa de desemprego,  5,2% é o menor da história, mas pode não se sustentar, pois a renda, o crédito e consumo crescem menos que no passado.


Na verdade o que explica a resistência do governo a adotar grandes medidas saneadoras da economia, são as eleições, as políticas de transferência de renda e a velha ideologia do PT, porque parece que não estão preocupados com o preço que o brasileiro vai pagar por essas ações, talvez um preço muito caro para nosso País, talvez daqui a algum tempo falte papel higiênico e arroz como na Venezuela.











Sucesso a todos,

Comentários