14 de novembro de 2013

Sales and Operation Planning - Planejamento de vendas e operações

S&OP

Em nosso Blog já comentei sobre a importância de uma boa previsão de demanda para não comprometer a cadeia de suprimentos, acompanhem os artigos abaixo.





Acrescento mais uma ferramenta, o S&OP é uma técnica que vem se mostrando eficaz na melhoria de comunicação entre os departamentos e seus colaboradores e proporcionando a integração entre as diversas áreas da empresa, estabelecendo propostas de melhorias em diversos processos, como vendas, planejamento, produção, marketing e outros.

O S&OP, melhora as estratégicas e ainda dá sustentação para que os planos operacionais sejam alcançáveis e realistas considerando a quebra de barreiras entre departamentos.


Sales and Operations Planning (S&OP)  ou Planejamento de Vendas e Operações, é definido pelos estudiosos como:

O processo que desdobra o planejamento estratégico, em planos táticos de produção que atendam os objetivos e metas da empresa em termos financeiros, qualidade dos serviços oferecidos ao cliente e outros objetivos estratégicos.

Objetivos

·         Dar suporte ao planejamento estratégico do negócio;
·         Garantir que os planos sejam realísticos e alcançaveis;
·         Gerenciar as mudanças de forma eficaz;
·         Gerenciar estoques;
·         Avaliar o desempenho;
·         Desenvolver o trabalho em equipe;

Benefícios

·         Melhora a rentabilidade devido à avaliação do resultado financeiro na definição do plano de vendas e operações;
·         Permite o planejamento adequado de estoques para produtos sazonais;
·         Estrutura e define as metas de vendas;
·         Permite avaliação dos recursos produtivos necessários e estabiliza a programação da produção;
·         Otimiza os recursos;

Principais etapas da aplicação da ferramenta S&OP

·         Atualização de dados: realimentação do sistema que deve ocorrer com dados do fechamento de vendas de cada mês, média de venda por produto, por cliente e etc...
·         Planejamento da Demanda: Previsão de vendas embasada em dados estatísticos obtidos através de dados históricos e informações qualitativas vindas do mercado, sem amadorismo.
·         Planejamento de produção e suprimentos: Desenvolver um plano mestre de produção que dê total suporte para o planejamento de vendas.
·         Reunião prévia S&OP: Discute os pontos de atrito entre o planejamento de demanda e o planejamento produtivo.

·         Reunião executiva S&OP: Etapa final do processo onde o planejamento é apresentado, formalizado e pronto para ser executado.

Fatores Críticos para Sucesso do S&OP

·         Comprometimento da Alta Direção;
·         Determinar o grau de importância da estratégia;
·         Comprometimento das áreas, Produção, Vendas, PPCP, Manutenção, Engenharia, etc;
·         Planejamento das reuniões, e evitar a perda de foco;
·         Definição de responsáveis por cada atividade ou processo, e o pelo S&OP;
·         Definição de horizonte e período de planejamento;
·         Avaliar as necessidades específicas de cada área
·         Disponibilidade de sistema que propicie uma visão de todo o fluxo de materiais, englobando todo o planejamento integrado, permitindo uma avaliação de impactos e alterações nos planos;
·         Acompanhamento e avaliação dos impactos financeiros, discutidas ao longo das reuniões;
·         Monitoramento do desempenho dos processos
·         Previsão de vendas;
·         Planejamento e Controle de Produção;
·         Produção;
·         Comunicação do plano para toda empresa.

Para organizações que possuem um grande número de produtos e decisões, o S&OP é a ferramenta ideal, essa operação deve envolver o apoio da direção, a quebra de paradigmas e treinamentos, para que os gestores possam contar com o apoio e comprometimento de todos os colaboradores, levando a uma padronização de conceitos e o gerenciamento e aproveitamento dos recursos disponíveis, gerando diferenciais de mercado e vantagens competitivas pela diminuição de custos.


Sucesso a todos,

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