Boa noite gestores,
Estava jantando com amigos no sábado, jogamos uns bifes
de picanha na chapa para abrir o apetite, quando minha afilhadinha de sete anos
pediu uma “carninha”, rapidamente como um padrinho coruja que sou, fatiei a picanha
e dei para ela, e para minha surpresa ela perguntou “é Friboi?”, dai passou um
filme na minha cabeça.
Olhem só o que um case como esse é capaz de mostrar como
a publicidade é importante para qualquer empresa ou anunciante que deseja ser
conhecido ou lembrado pelo público e, obviamente vender mais.
Lógico que também é necessário presença nas mídias
sociais, e blá blá blá, mas a TV ainda é o veículo mais eficiente porque atinge
todas as classes sociais, e público alvo específico.
Uma coisa interessante é a escolha do garoto-propaganda,
a JBS dona da marca Friboi e LewLara\TBWA acertaram na mosca em colocar Tony Ramos como o rosto
da marca baseado na boa e velha teoria da oferta e procura. Pense bem, Ivete
Sangalo, Neymar e Fabio Porchat e outras celebridades anunciam para várias marcas, e Tony empresta
sua credibilidade a apenas uma.
Quando você pensa em Fábio Porchat, qual
produto vem à cabeça? E em Tony? Percebeu a diferença?
Analisando a questão comercial e segundo matéria
de algumas revistas e portais das televisões abertas, as vendas da Friboi
aumentaram 20% depois da campanha e o ator foi líder disparado na pesquisa
feita para a escolha da personalidade que anunciaria o corte de carne.
Segundo o especialista em marketing Terence A. Shimp
sobre a eficácia de uma celebridade nas campanhas publicitárias, Tony Ramos reúne
cinco pontos importantes.
Credibilidade, onde as pessoas confiam no trabalho do
ator; Conhecimento, onde ele adota uma postura que entende sobre carne; Poder
de atração, pois o público presta atenção para ouvir o que ele tem a dizer;
Respeito pela mensagem que Tony passa e Similaridade, onde as pessoas se
identificam com ele, como um amigo que dá conselhos, sabe conversar diretamente
com a audiência.
No final a Friboi e Tony Ramos, de certa forma,
resgataram a época do Garoto Bombril, onde o público ligava um rosto a uma
marca por muito tempo.
Essa campanha mostra que apesar das novidades no
marketing, a mídia tradicional continua com grande poder de influência e uma
excelente alternativa para ficar, por tempo indeterminado, no imaginário
popular.
E pensar que ainda tem empresário que considera
publicidade gasto, e não investimento.
Sucesso a todos,
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