Dicas para ser um bom negociador

Boa noite gestores,

Na visão dos especialistas o negociador profissional tem consciência de todo o processo de influência, de convencimento e de abordagem.

Para o empreendedor, possuir o controle das negociações pode fazer uma pequena empresa crescer e ganhar mais clientes, a negociação só acontece porque existem partes com ideias distintas, sem essa tensão não é necessário negociar.

Abaixo algumas dicas para que ambos saiam ganhando.

Busque a objeção, a negociação é uma situação de tensão, é preciso enxergar a objeção do cliente ou fornecedor como um sinal de compra, administrar a objeção e o questionamento é negociar muito bem, quando uma pessoa propõe uma barreira, ela busca o convencimento e indica que quer comprar ou vender para você.

Estar pronto para o “não”, dizer “não” é essencial para ser um negociador, afinal buscamos o lucro, se você diz “não”, vira o gerente da negociação, os empreendedores não devem se intimidar e nem se omitir durante a negociação porque mesmo negando um desconto maior, por exemplo, é preciso propor algo para agradar o cliente.

Crie empatia, a empatia é uma das qualidades indispensáveis dos gestores, você é capaz de se colocar no lugar do outro, pense bem, as pessoas gostam de se sentir confortáveis na hora da venda, crie sintonia com o seu cliente ou fornecedor.

Mantenha-se calmo, não fique ansioso ou afobado, é importante.

Comunicação e criatividade é uma característica comum aos empreendedores que negociam bem, tente passar as informação sobre o produto ou negócio utilizando informações do seu cliente ou fornecedor, e comente os detalhes que eles não tenham reparado.

Investigue, faça perguntas, isso é importante para quem quer aprender a negociar melhor, a capacidade investigativa vai descobrir o que o cliente ou fornecedor procura de verdade.

O tino comercial, é importante, e pode parecer óbvio que os empreendedores precisam de tenacidade comercial, já que seu objetivo é vender ou comprar algo, só que essa habilidade vai além disto, é preciso fazer acontecer, ter senso de urgência e não perder oportunidades.


Sucesso a todos, 

Comentários