Boa noite gestores,
Endomarketing em um sentido livre significa ação ou
atitude feita no interior, esse termo foi criado por Saul Bekin em 1990, é uma
ferramenta de gestão que propõe um conjunto de ações de marketing institucional
dirigida para o público interno, abrangendo todos os funcionários da
organização, colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas e demais pessoas
que interajam dentro desse ambiente.
Essa ferramenta estimula a empresa internamente,
motivando o pessoal a desenvolver o comprometimento e a busca de bons
resultados mercadológicos, econômicos, administrativos e humanos,
compartilhando a visão, missão e valores da organização.
As áreas de Marketing e RH são fundamentais para o
Endomarketing, a área de RH, nos últimos tempos, assumiu uma posição
estratégica nas organizações, pois os colaboradores são o cartão de visita da
empresa, o Endomarketing constrói uma cultura de trabalho própria através de
uma identidade original em sua linguagem interna de comunicação.
Ações de endomarketing podem ser divididas, da seguinte
maneira:
Ações estratégicas, focadas no apoio da realização de
metas estipuladas no planejamento da organização;
Ações motivacionais, voltadas para a satisfação e
qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade;
Apoio à gestão, colaborando na implantação de processos
para que todos saibam claramente como executar seu trabalho.
Na verdade, o Endomarketing busca fidelizar o primeiro
cliente, o cliente interno, o colaborador, fazendo com que esse colaborador se
orgulhe em fazer parte da organização obtendo os melhores resultados e também
atraindo e retendo clientes externos.
Sucesso a todos,
Comentários