Conceito de Endomarketing.

Boa noite gestores,

Endomarketing em um sentido livre significa ação ou atitude feita no interior, esse termo foi criado por Saul Bekin em 1990, é uma ferramenta de gestão que propõe um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o público interno, abrangendo todos os funcionários da organização, colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas e demais pessoas que interajam dentro desse ambiente.



Essa ferramenta estimula a empresa internamente, motivando o pessoal a desenvolver o comprometimento e a busca de bons resultados mercadológicos, econômicos, administrativos e humanos, compartilhando a visão, missão e valores da organização.

As áreas de Marketing e RH são fundamentais para o Endomarketing, a área de RH, nos últimos tempos, assumiu uma posição estratégica nas organizações, pois os colaboradores são o cartão de visita da empresa, o Endomarketing constrói uma cultura de trabalho própria através de uma identidade original em sua linguagem interna de comunicação.



Ações de endomarketing podem ser divididas, da seguinte maneira:

Ações estratégicas, focadas no apoio da realização de metas estipuladas no planejamento da organização;

Ações motivacionais, voltadas para a satisfação e qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade;

Apoio à gestão, colaborando na implantação de processos para que todos saibam claramente como executar seu trabalho.




Na verdade, o Endomarketing busca fidelizar o primeiro cliente, o cliente interno, o colaborador, fazendo com que esse colaborador se orgulhe em fazer parte da organização obtendo os melhores resultados e também atraindo e retendo clientes externos.

Sucesso a todos,

Comentários