Conceito de Branding.

Boa noite gestores,

Em uma tradução livre, o Branding é uma ferramenta que envolve o processo de gestão das marcas, esse processo abrange o planejamento, criação, design, lançamento, publicidade e propaganda e elaboração de indicadores de retorno e valor dessa marca entre outros.

Segundo o Mestre Philip Kotler, Branding significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças. Para colocar uma marca em um produto, é necessário ensinar aos consumidores quem é o produto batizando-o, utilizando outros elementos de marca que ajudem a identificá-lo bem como a que ele se presta e por que o consumidor deve se interessar por ele.


Ainda segundo Mestre Kotler a marca é definida como um nome, termo, sinal, símbolo ou design, ou a combinação desses elementos, destinado a identificar os produtos ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores para diferenciá-los dos outros concorrentes. Assim, a marca é, portanto um produto ou serviço que agrega dimensões que, de alguma forma, o diferenciam de outros produtos ou serviços desenvolvidos para satisfazer a mesma necessidade.

Devemos considerar ainda, a marca como um valor intangível, é a soma dos atributos de um produto ou serviço, nome, embalagem, preço  e principalmente a reputação da organização, o Branding cria e atribui valor agregado aos produtos e serviços, refletindo no modo como os consumidores pensam, sente ou agem em relação a uma marca, seja pelo preço, participação de mercado ou na lucratividade proporcionada pela marca para a empresa.  


É necessário a visão do todo na construção de um bom Branding, a marca deve ser construída por todos na organização, um produto perfeito, sem defeitos, um serviço bem prestado, a entrega na hora certa, expertise, inovação, uma empresa limpa e organizada,  estratégias para manter os colaboradores motivados e comprometidos, bom atendimento aos clientes, preocupação com o meio ambiente e responsabilidade social, ou seja, o branding envolve a organização como um todo, e a chave é fazer tudo bem feito.

Em um mercado em desenvolvimento e competitivo a gestão da marca se tornará ainda mais importante, pois cria diferença e vantagem competitiva, passando aos consumidores os aspectos intangíveis do produto ou organização.

Sucesso a todos,

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