Boa noite gestores,
Em uma tradução livre, o Branding é uma ferramenta que
envolve o processo de gestão das marcas, esse processo abrange o planejamento,
criação, design, lançamento, publicidade e propaganda e elaboração de
indicadores de retorno e valor dessa marca entre outros.
Segundo o Mestre Philip Kotler, Branding significa dotar produtos
e serviços com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar
diferenças. Para colocar uma marca em um produto, é necessário ensinar aos
consumidores quem é o produto batizando-o, utilizando outros elementos de marca
que ajudem a identificá-lo bem como a que ele se presta e por que o consumidor
deve se interessar por ele.
Ainda segundo Mestre Kotler a marca é definida como um nome,
termo, sinal, símbolo ou design, ou a combinação desses elementos, destinado a
identificar os produtos ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores
para diferenciá-los dos outros concorrentes. Assim, a marca é, portanto um
produto ou serviço que agrega dimensões que, de alguma forma, o diferenciam de
outros produtos ou serviços desenvolvidos para satisfazer a mesma necessidade.
Devemos considerar ainda, a marca como um valor
intangível, é a soma dos atributos de um produto ou serviço, nome, embalagem,
preço e principalmente a reputação da
organização, o Branding cria e atribui valor agregado aos produtos e serviços, refletindo
no modo como os consumidores pensam, sente ou agem em relação a uma marca, seja
pelo preço, participação de mercado ou na lucratividade proporcionada pela
marca para a empresa.
É necessário a visão do todo na construção de um bom
Branding, a marca deve ser construída por todos na organização, um produto
perfeito, sem defeitos, um serviço bem prestado, a entrega na hora certa, expertise, inovação, uma empresa limpa e organizada, estratégias para manter os colaboradores motivados e comprometidos, bom
atendimento aos clientes, preocupação com o meio ambiente e responsabilidade social, ou seja, o branding envolve
a organização como um todo, e a chave é fazer tudo bem feito.
Em um mercado em desenvolvimento e competitivo a gestão
da marca se tornará ainda mais importante, pois cria diferença e vantagem
competitiva, passando aos consumidores os aspectos intangíveis do produto ou
organização.
Sucesso a todos,
Comentários