22 de novembro de 2013

Conceito de Benchmarking

Boa noite gestores,

Benchmarking, em uma tradução livre significa “Marca de referência” e é uma ferramenta de gestão, que surgiu da necessidade de avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa e sistemática, identificando e analisando os chamados fatores chave de sucesso e de insucesso também.


Independente do tamanho da empresa, seja ela do comércio, da indústria, da prestação de serviços, construção ou logística e transportes, a ferramenta serve como apoio na tomada de decisão.

Podemos conceituar o benchmarking como o processo contínuo e sistemático que permite a comparação e análise do desempenho de duas ou mais organizações, suas funções, processos e inovação, buscando as melhores práticas, vantagem competitiva ou o melhor nível de performance.
 
Abaixo os principais modelos de Benchmarking

Benchmarking interno, compara valores e funções numa mesma organização, pode ser intra-departamental ou intra-unidades de negócio, seu objetivo é disseminar as melhores práticas por toda a organização.

Benchmarking competitivo, compara produtos, serviços, processos e métodos entre empresas concorrentes, analisando suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, permitindo assim a busca da vantagem em relação à concorrência e ainda auxilia a fixar objetivos estratégicos.

Benchmarking funcional, compara produtos, serviços, processos e métodos similares entre empresas não concorrentes, esse tipo de benchmarking conduz a resultados mais expressivos,
apesar de necessitar de capacidade para adaptações às mudanças verificadas na analise.

Benchmarking estratégico, promove a análise de produtos, serviços, processos, métodos, capacidade de gestão, iniciativas estratégicas, desenvolvimento de produtos competitivos,  
qualidade e outras características que provaram ser bem sucedidos, nesse caso deve-se pensar no longo prazo.

Podemos dividir esse processo de análise em cinco etapas:

·         Identificação do que será estudado e mensurado;
·         Identificação do parceiro, concorrente ou não concorrente destaca no procedimento ou conceito que você vai estudar;
·         Criação de critérios de avaliação de desempenho e análise da informação que recebida;
·         Aplicação das melhorias identificadas no processo.


Para várias empresas, um projeto que já funciona serve de referência estratégica, afinal uma análise muito detalhada do mercado, concorrência e outros, pode levar muito tempo, gastar muito dinheiro e desperdiçar tempo de pessoas-chave na organização.

Como diria um colega "Nada se cria tudo se copia".

Sucesso a todos,

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