Boa noite gestores,
Benchmarking, em uma tradução livre significa “Marca de
referência” e é uma ferramenta de gestão, que surgiu da necessidade de avaliar
o desempenho das empresas de forma comparativa e sistemática, identificando e analisando os chamados fatores chave de sucesso e de insucesso também.
Independente do tamanho da empresa, seja ela do comércio,
da indústria, da prestação de serviços, construção ou logística e transportes,
a ferramenta serve como apoio na tomada de decisão.
Podemos conceituar o benchmarking como o processo
contínuo e sistemático que permite a comparação e análise do desempenho de duas
ou mais organizações, suas funções, processos e inovação, buscando as melhores
práticas, vantagem competitiva ou o melhor nível de performance.
Abaixo os principais modelos de Benchmarking
Benchmarking interno, compara valores e funções numa
mesma organização, pode ser intra-departamental ou intra-unidades de negócio,
seu objetivo é disseminar as melhores práticas por toda a organização.
Benchmarking competitivo, compara produtos, serviços,
processos e métodos entre empresas concorrentes, analisando suas forças e
fraquezas, ameaças e oportunidades, permitindo assim a busca da vantagem em
relação à concorrência e ainda auxilia a fixar objetivos estratégicos.
Benchmarking funcional, compara produtos, serviços,
processos e métodos similares entre empresas não concorrentes, esse tipo de
benchmarking conduz a resultados mais expressivos,
apesar de necessitar de capacidade para adaptações às
mudanças verificadas na analise.
Benchmarking estratégico, promove a análise de produtos,
serviços, processos, métodos, capacidade de gestão, iniciativas estratégicas,
desenvolvimento de produtos competitivos,
qualidade e outras características que provaram ser bem
sucedidos, nesse caso deve-se pensar no longo prazo.
Podemos dividir esse processo de análise em cinco etapas:
·
Identificação do que será estudado e mensurado;
·
Identificação do parceiro, concorrente ou não
concorrente destaca no procedimento ou conceito que você vai estudar;
·
Criação de critérios de avaliação de desempenho
e análise da informação que recebida;
·
Aplicação das melhorias identificadas no
processo.
Para várias empresas, um projeto que já funciona serve de
referência estratégica, afinal uma análise muito detalhada do mercado,
concorrência e outros, pode levar muito tempo, gastar muito dinheiro e desperdiçar
tempo de pessoas-chave na organização.
Como diria um colega "Nada se cria tudo se copia".
Sucesso a todos,
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