O que faz uma equipe ser diferenciada.

Boa noite gestores,

Muitas vezes em uma equipe de trabalho de uma instituição pública, de uma empresa, e até mesmo em uma escola, no sentimos sozinhos, solidão cerebral total, esse é um sentimento terrível pois quando não existem em uma equipe pessoas que pensam, nos provocam e nos desafiam, raramente aparecem ideias novas devido a esse isolamento, a nossa carreira profissional nos ensina que uma equipe forte gera bons projetos, melhoria contínua, inovação entre vários outros fatores positivos.

Precisamos trabalhar e encarar o mundo como gente grande.

O melhor trabalho vem da interação com pessoas que possam acrescentar algo, que pensem diferente de nós e dos outros, um exercício interessante é tentar definir alguns tipos de pessoas nas equipes em que estamos inseridos, logicamente vamos falar só das pessoas boas, porque de ruim, as organizações estão cheias.

O sonhador, essas pessoas fornecem à equipe uma energia criativa eletrizante e otimista,  pensam grande e esperam se estender além dos limites do que é considerado viável, nunca  param de perguntar " e se? "

O disruptivo, esses desafiam e rompem com as rotinas mentais e perspectivas, trazendo novos horizontes de longo alcance, são pensadores e tão curiosos que são os primeiros a detectarem concorrentes latentes e oportunidades inexploradas no mercado.

O debatedor, são pessoas cujos questionamentos os obrigam a reforçarem o rigor de seus argumentos, questionam seus pressupostos, apontam as falhas no plano ou projeto. Enxergam problemas muito antes dos outros, e mantém todos da equipe fundamentados e preparados

O condutor, são os líderes naturais, possuem visão holística e concentrada para todos os trabalhos e oferecem impulsos para a equipe seguir em frente, quando todo mundo está perdido, perdendo força ou motivação. Essas pessoas são incansáveis na busca de uma ideia, conseguem o apoio e mantem a equipe focada no problema a ser solucionado.


O detalhista, analisa detalhadamente todos os aspectos de um projeto, concentra-se em aspectos práticos e se antecipa aos erros e falhas nos projetos, porque pensa em todos os ângulos e suas implicações. Identifica o que está faltando, mesmo nos melhores planos e pode diagnosticar o ponto exato em que algo pode falhar ou ser melhorado.

O Executor, é o membro engenhoso da equipe que consegue fazer, não importa o quê,  arregaçam as mangas e encontram a solução, são os melhores amigos de quem elabora a estratégia, porque a implementa a tempo, o tempo todo.

O gestor, faz com que a equipe tenha um senso de propósito, possui uma base sólida e são capazes de gerenciarem os seis tipos de personagens acima, pois não importa quantas diversos indivíduos altamente qualificados que temos, a equipe só será bem sucedida se a unirmos como um time. 


Faça um exercício e procure identificar cada uma dessas características em seus parceiros de trabalho, no mínimo será uma ótima experiência. 

Sucesso a todos,

Comentários

PMG&E disse…
Prazer...ZÉ Marx!! risos!

Bela postagem Prof. Monteiro ; afinal como sempre falamos...sozinho não somos nada mas olhando estas características ...conseguimos enxergar em bem nosso time campeão!!!
Sucesso!!

Marques