Boa noite gestores,
Essa técnica é utilizada em muitos lugares como cafeterias, restaurantes, lojas de chocolates e doces, supermercados, salões de beleza, e no mercado imobiliário em lançamentos de empreendimentos e loteamentos com apresentações de planta em 3D, projeções em computadores e telas, apartamentos decorados entre outros.
O marketing sensorial ganha espaço em grandes empresas e
agências de publicidade, conforme comentado em nossas aulas de Marketing.
A estratégia explora os sentidos humanos, como o tato,
olfato, paladar, visão e audição, lógico que para estimular o consumidor a
permanecer o maior tempo possível no ponto de venda através das situações
planejadas para que tenham uma experiência agradável e marcante.
Conforme estudo da Universidade Rockefeller, de Nova
York, o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos odores que sente, contra 5%
do que vê, 2% do que ouve e 1% daquilo que toca, revelando como os resultados
do marketing sensorial são inegáveis.
Segundo alguns estudos, ao contrário da comunicação visual, a ação de
marketing sensorial é muito mais sutil, porque envolve o cliente sem ele perceber e quanto mais sutil a ação de marketing
sensorial, melhor o resultado.
As empresas que elaboram ações relacionadas a essa
estratégia acertam por saber a medida certa de exposição do cliente à marca,
vendendo o produto sem que a pessoa perceba que está sendo envolvida.
Essa estratégia pode ser explorada de duas formas:
·
Pontualmente, marcando relação com a marca em
ocasiões especiais como, por exemplo, o Dia das Crianças e Natal;
·
Efetivamente, ao longo do ano para atingir um
objetivo específico.
Como todas estratégias é necessário um estudo sobre o
cliente e a ferramenta a ser criada no ponto de venda a pesquisa apontará que tipo
de sensação a ser estimulada no
consumidor, se a ferramenta escolhida for um aroma especial, é preciso analisar
qual será a essência adequada ao perfil de produtos ou serviços disponibilizada
pela empresa.
Sucesso a todos,
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