Marketing sensorial.

Boa noite gestores,

O marketing sensorial ganha espaço em grandes empresas e agências de publicidade, conforme comentado em nossas aulas de Marketing.

A estratégia explora os sentidos humanos, como o tato, olfato, paladar, visão e audição, lógico que para estimular o consumidor a permanecer o maior tempo possível no ponto de venda através das situações planejadas para que tenham uma experiência agradável e marcante.

Conforme estudo da Universidade Rockefeller, de Nova York, o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos odores que sente, contra 5% do que vê, 2% do que ouve e 1% daquilo que toca, revelando como os resultados do marketing sensorial são inegáveis.

Segundo alguns estudos,  ao contrário da comunicação visual, a ação de marketing sensorial é muito mais sutil,  porque  envolve o cliente sem ele perceber e  quanto mais sutil a ação de marketing sensorial, melhor o resultado.

As empresas que elaboram ações relacionadas a essa estratégia acertam por saber a medida certa de exposição do cliente à marca, vendendo o produto sem que a pessoa perceba que está sendo envolvida.



Essa estratégia pode ser explorada de duas formas:

·         Pontualmente, marcando relação com a marca em ocasiões especiais como, por exemplo, o Dia das Crianças e Natal;

·         Efetivamente, ao longo do ano para atingir um objetivo específico.

Como todas estratégias é necessário um estudo sobre o cliente e a ferramenta a ser criada no ponto de venda a pesquisa apontará que tipo de sensação a ser estimulada  no consumidor, se a ferramenta escolhida for um aroma especial, é preciso analisar qual será a essência adequada ao perfil de produtos ou serviços disponibilizada pela empresa.


Essa técnica é utilizada em muitos lugares como cafeterias, restaurantes, lojas de chocolates e doces, supermercados, salões de beleza, e no mercado imobiliário em lançamentos de empreendimentos e loteamentos com apresentações de planta em 3D, projeções em computadores e telas, apartamentos decorados entre outros.

Sucesso a todos,

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