MASP - Método de Análise e Solução de Problemas.

Boa noite gestores,

Hoje à noite (19/09/2013), após a formatura do pessoal do Jaçanã, que aliás estava muito emocionante, uma aluna me perguntou sobre ferramentas da qualidade, falei para ela de algumas que conheço, e por esquecimento não postei no Blog, mas vou compartilhar com vocês.

Vamos à primeira delas, muito utilizado como ferramenta da qualidade o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um “processo de melhoria” bastante simples e se apresenta em 8 etapas, cada uma delas pode identificar problemas e elaborar ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.

Essa ferramenta pode ajudar os gestores na solução de problemas, fornecendo subsídios para analisá-los e priorizá-los, identificando situações que saíram do controle e exigem atenção.

Permite também o controle das situações e o planejamento do trabalho que será realizado,  apresentando respostas que ajudam na priorização de problemas que exijam atenção, dividindo-o em partes para ser analisado.

Sequência lógica do MASP

·         Problema - Identificar o problema;
·         Observação - Apreciar as características do problema;
·         Análise - Determinar as causas principais;
·         Plano de ação - Conceber um plano para eliminar as causas;
·         Ação - Agir para eliminar as causas;
·         Verificação - Confirmar a eficácia da ação;
·         Padronização - Eliminar definitivamente as causas;
·         Conclusão - Recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro.

Vamos analisar um exemplo do MASP em uma tabela orientativa que apresenta as etapas e uma descrição do seu funcionamento:




Por uma questão de experiência, toda empresa teve, tem ou terá problemas para resolver, e o MASP, é uma ferramenta simples e eficiente, podemos até relacionar o ciclo PDCA com o MASP, vamos ver como fica?


A ferramenta PDCA também está no nosso Blog, se precisar pesquise.

Sucesso a todos,

Comentários