Boa noite gestores,
Hoje à noite (19/09/2013), após a formatura do pessoal do
Jaçanã, que aliás estava muito emocionante, uma aluna me perguntou sobre ferramentas
da qualidade, falei para ela de algumas que conheço, e por esquecimento não
postei no Blog, mas vou compartilhar com vocês.
Vamos à primeira delas, muito utilizado como ferramenta da qualidade o MASP
(Método de Análise e Solução de Problemas) é um “processo de melhoria” bastante
simples e se apresenta em 8 etapas, cada uma delas pode identificar problemas e
elaborar ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.
Essa ferramenta pode ajudar os gestores na solução de
problemas, fornecendo subsídios para analisá-los e priorizá-los, identificando
situações que saíram do controle e exigem atenção.
Permite também o controle das situações e o planejamento do
trabalho que será realizado,
apresentando respostas que ajudam na priorização de problemas que exijam
atenção, dividindo-o em partes para ser analisado.
Sequência lógica do MASP
·
Problema - Identificar o problema;
·
Observação - Apreciar as características do
problema;
·
Análise - Determinar as causas principais;
·
Plano de ação - Conceber um plano para eliminar
as causas;
·
Ação - Agir para eliminar as causas;
·
Verificação - Confirmar a eficácia da ação;
·
Padronização - Eliminar definitivamente as
causas;
·
Conclusão - Recapturar as atividades
desenvolvidas e planejar para o futuro.
Vamos analisar um exemplo do MASP em uma tabela
orientativa que apresenta as etapas e uma descrição do seu funcionamento:
Por uma questão de experiência, toda empresa teve, tem ou
terá problemas para resolver, e o MASP, é uma ferramenta simples e eficiente,
podemos até relacionar o ciclo PDCA com o MASP, vamos ver como fica?
A ferramenta PDCA também está no nosso Blog, se precisar pesquise.
Sucesso a todos,
Comentários