Boa noite gestores,
A ferramenta “ Análise de Modos de Falhas e
Efeitos”, FMEA (Failure Mode and Effect
Analysis) é muito utilizado para prevenir falhas e analisar os riscos de um produto
ou processo, através da identificação de causas e efeitos para identificar as
ações que serão utilizadas para inibir as falhas.
De uma maneira bem simplificada o “Modo de falha” está associado
ao fato de um processo operando de maneira deficiente e pode ser composto por
três elementos, efeito, causa e detecção.
- Efeito é a
consequência que a falha pode causar ao cliente.
- Causa é o que
indica a razão da falha ter ocorrido e
- Detecção é a
forma utilizada no controle do processo para evitar as falhas potenciais.
O FMEA permite a rápida identificação e descrição das não
conformidades (falhas) geradas pelo processo e seus efeitos e causas, para que,
através de ações de prevenção possa diminuir ou eliminar as não conformidades.
Existem 2 tipos de FMEA, o de produto, relacionado as
falhas que poderão ocorrer no produto, dentro das especificações do projeto, e FMEA
de processo, relacionado as falhas que poderão ocorrer no planejamento do
processo, levando-se em consideração as não conformidades apresentadas no
produto, relacionadas as especificações do projeto.
Essa importante ferramenta pode ser utilizada para:
1 - Para diminuir a probabilidade da ocorrência de falhas
em projetos de novos produtos ou processos;
2 - Para diminuir a probabilidade de falhas potenciais
(que ainda não tenham ocorrido) em produtos ou processos em operação;
3 - Para aumentar a confiabilidade de produtos ou
processos em operação através da análise das falhas que já ocorreram;
4 - Para diminuir os riscos de erros e aumentar a
qualidade em procedimentos administrativos.
A montagem dessa ferramenta deve obedecer a seguinte
concepção:
·
Definir o processo que será analisado;
·
Definir a equipe, priorizando os aspectos
multidisciplinares;
·
Definir a não conformidade (modo da falha);
·
Identificar seus efeitos;
·
Identificar sua causa principal e outras causas;
·
Priorizar as falhas através do nível de risco;
·
Agir através de ações preventivas (detecção);
·
Definir o prazo e o responsável pela ação
preventiva.
Para facilitar o entendimento da ferramenta utilize essa metodologia
:
Fase 1 - A especificação do problema é realizada
respondendo as seguintes perguntas:
1 - O que falhou?
2 - Qual a falha?
3 - Onde ocorreu a falha?
4 - Quando ocorreu a falha?
5 - Como ocorreu a falha?
6 - Qual a magnitude da falha?
7 - O que é que não é característico da falha?
Fase 2 - Uma vez especificado o problema, devem ser
enunciadas as hipóteses de causa, não importa se essas hipóteses são ou não
razoáveis, o que importa é a geração das
hipóteses.
Fase 3 - Cada hipótese encontrada na fase anterior deve
ser verificada com relação à especificação do problema, o importante é iniciar
a investigação da causa pela hipótese que mais bem se encaixa no problema.
Fase 4 – O que é errado não se copia, deve-se analisar os controles existentes para impedir
a ocorrência das falhas.
Fase 5 - Avaliação dos índices de ocorrência, severidade,
detecção e risco para as falhas. Os índices podem ser estabelecidos de acordo
com a seguinte escala:
·
Ocorrência de falha: de 1 (baixa probabilidade
de ocorrência) a 10 (alta probabilidade de ocorrência);
·
Severidade da falha: 1 (pouco grave) a 10 (muito
grave);
·
Detecção da falha: 1 (grande probabilidade de
ser identificada antes de alcançar o cliente) a 10 (pequena probabilidade de
ser identificada antes de alcançar o cliente);
·
Risco: é a multiplicação dos três indices
anteriores.
Fase 6 – Estabelecimento e desenvolvimento de ações
corretivas e preventivas, conforme explicado em sala as ações preventivas
eliminam a causa e impede que ela ocorra novamente, resolvendo definitivamente
o problema, já as ações corretivas ou contenção atuam sobre o problema,
diminuindo seus efeitos.
Fase 7 – Monitoramento das ações especificadas, partindo
do pressuposto da melhoria continua, todas as ações especificadas devem ser
melhoradas, verificando se de fato estão sendo seguidas.
Sucesso a todos,
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