Embargos Infringentes X Juízes Coniventes = Pessoas Indiferentes


Bom dia Gestores!

Após dois meses de reclusão em postar, uma coisa me fez correr para frente do PC hoje; a cada dia que passa confesso estar assustado com o tremendo paradoxo que “estamos” empurrando a nossa nação; sim senhores “estamos”, não me redimo deste papel infame, afinal isso é fruto de nossas escolhas como nação democrática e soberana, mas que de maneira “imprudente” (para não perder o verso de nossa prosa expressa na sentença deste post), acabamos por "achincalhar" os valores que acreditamos estar corretos e vemos tudo de forma passiva e indiferente.

Nação esta governada por pessoas que lutavam pelos diretos e transparência de nossas instituições na época da ditadura; mas que se vê às voltas com escândalos e “episódios dantescos” como o protecionismo do Congresso junto há um deputado julgado e condenado (Donadon); ou mesmo de um terrorista na mesma situação de condenado por uma Nação inteira, mas que para nós (Brasil) à este demos a condição de asilado (Battisti); enquanto temos que exportar um “asilado” Boliviano (Molina) e ameaça-lo, caso fale em audiência pública sobre sua fuga “hollywoodiana” da terra do “Camarada” Evo Morales; como diz o matuto “Será o Benedito?”. Sem relembrar os episódios dos programas assistencialistas e/ou populistas, que apenas servem de “By Pass” para encobrir a vontade de uma nação que a clama pelo “algo a mais”; mas que ainda não sabe ou não é madura politicamente para saber o que priorizar: O gol do Neymar da Seleção? Os votos do Mensalão? ou a Saída do Bel do Bloco Camaleão? Será que o resultado da equação está certo: Povo é mesmo Indiferente?

Ontem mais uma vez o Supremo mostra ao que veio; ou melhor; mostra como é jogar contra a torcida (Povo) e a favor da Diretoria (Governo) com placar de 4x2, o STF (Supremo Tribunal Federal) adiando para hoje a decisão sobre a admissibilidade dos chamados "embargos infringentes" (entenda mais acessando o link), que podem beneficiar 12 condenados no julgamento do mensalão. Esse instrumento jurídico, se aceito, garante novo julgamento aos réus que obtiveram quatro votos a favor de sua inocência durante a análise de alguns crimes na Corte. São eles: João Paulo Cunha, João Cláudio Genu, Breno Fischberg e Simone Vasconcelos (no crime de lavagem de dinheiro); José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Salgado (no de formação de quadrilha).


Seis ministros já votaram sobre os embargos infringentes. Foram contrários o presidente do STF, Joaquim Barbosa, e Luiz Fux. Foram favoráveis os ministros Luís Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber e Dias Toffoli. Ainda segundo o portal Último Segundo voto de Rosa, que era uma das incógnitas do Supremo, aumentou as expectativas dos advogados de que haverá novo julgamento do mensalão para 12 réus. O clima na Corte já era de comemoração. (fonte Último Segundo)

Mas me pergunto, o porque comemorar sendo que deveríamos estar "chorando" por ver esta nobre senhora de espada em riste, olhos vendados e balança nas mãos mais uma sendo violentada pela heresia daqueles que deveriam fazer valer de suas bases e princípios; em nome de uma conivência ou clientelismo barato, estipulado pela própria indicação destes Nobres Algozes que mais parecem “Cumpadres” na porta de botequim ou repórteres de mesa redonda, às vésperas de final de campeonato. Realmente se assim foi o começo desta votação, só nos resta esperar pelo bom senso dos demais Ministros do Supremo, em fazer valer a decisão em última instância; ou aguardar a  intervenção divina por meio da trombeta anunciando o Apocalipse; pelo menos da Justiça da Nação Brasileira; e podem acreditar que ainda irão aparecer militantes dizendo que estes anjos serão  na verdade os arautos da Nova Justiça Brasileira, que vieram celebrar o livramento dos "companheiros" da vingança da elite rançosa em perder o poder!

Enquanto isso espero que eles (ministros) assistam esse vídeo e pensem em um fato concreto e não no clichê marqueteiro: "Sou Brasileiro e não desisto nunca!"...Realmente na terra da Copa e do Carnaval, não faltam escândalos, descalabros misturados a vergonha e desigualdade social...isso sim é paradoxal!




Pensem Nisso!

Comentários

Prof. Monteiro disse…
Pois é querido Prof. Marques, depois de oito anos, entre revelação, julgamento e sentença, poderemos criar talvez um dos maiores paradoxos para a sociedade, acatar um novo julgamento para alguns dos réus, isso pode criar uma confusão processual que apoiará muitos processos e causará prescrições, essa processo do mensalão se estenderá ainda por anos.

Acusar os ministros novos de jogar no time de quem os indicou é difícil sem provas, mas devemos avaliar as atitudes e o contexto da situação, já pensou Dilma trabalhando pela reeleição, agenda política ocupadíssima e copa do mundo, com condenados do mensalão pelas suas costas.

A continuar esse roteiro Kafkaniano, é só preparar a pizza que o forno está esquentando.

Sucesso a todos,