Estratégia faz Apple comprar a Startup Matcha.tv, de olho na Apple TV.

Boa tarde gestores,

A Apple acabou de comprar uma pequena empresa que nós provavelmente nunca ouvimos falar.

Ela se chama Matcha.tv, e porque estou escrevendo isso. Adivinhar o que se passa na cabeça do pessoal da Apple é praticar um exercício inviável.


Mas de algum modo, com essa aquisição a Apple enxerga o futuro tão esperada Apple TV, um futuro livre de canais onde não importa qual serviço ou operadora você use para ver seu programa de TV favorito, como Ford já dizia, contanto que seja através de uma Apple TV.


O Matcha.tv é uma ferramenta de descoberta de vídeos que tem o expertise em indicar aos usuários qual serviço de vídeos tinha quais programas.

Traduzindo, imagine que você que ver a série de suspense “Supernatural”, o Matcha.tv te informa que a série  está disponível para streaming no Netflix, para compra na iTunes Store, em um canal qualquer de TV a cabo.

Se a sua ideia for outras e você quisesse ver qualquer outro, ele pode te levar ao Hulu ou à Amazon Video ou a algum canal a cabo.

Basicamente, para qualquer programa ou filme que você quisesse ver, o Matcha mostraria quais serviços de streaming e lojas virtuais teriam o item desejado.

O Xbox e outros serviços já possuem uma ferramenta ou mecanismo de busca que faz coisa parecida.

Para os usuários do Kinect se você fala sobre um determinado programa que quer ver e ele da um feed  back com tudo o que for relacionado a ele, de diversas fontes.

Se a Apple conseguir programar as funções do Matcha.tv à Apple TV, ela poderia funcionar da mesma maneira, em vez de você mesmo pesquisar no Netflix ou no Hulu para encontrar o que deseja, você pode pesquisar (talvez com a Siri interface de voz do iOS) usando a interface da Apple, baseada na inteligência do Matcha, para conseguir esses resultados.


A Apple TV se tornaria um guia universal para várias coisas (e poderia ir além se a Apple encontrar uma forma de lidar com canais a la carte). Na medida em que mais conteúdo chega à Apple TV, esta pode ser uma forma de a Apple organizá-lo.


Claro, que são apenas ideias, pode ser que essa aquisição se converta apenas em um guia de canais para o iPhone, ou são apenas negócios, mas a força do Matcha.tv faz muito sentido se aplicada à Apple TV.

Sucesso a todos,

Comentários