Mapa estratégico da indústria 2013.

Bom dia gestores,

A CNI desenvolveu um Mapa Estratégico da Indústria estruturando dez fatores-chaves capazes de garantir a produtividade e a competitividade da indústria brasileira para a próxima década, algo que deveria ser desenvolvido junto com o Governo e a sociedade em geral, mans não há vontade política para tal.

São fatores que possuem impacto relevante e direto na competitividade da indústria, por terem abrangência em termos de ganho de produtividade.


1 – Educação está na base do mapa, a indústria sofre com falta de mão de obra qualificada e  equipes educadas e bem formadas que saibam utilizar os equipamentos, criar soluções para os problemas do dia a dia, adaptar processos e produtos e desenvolver e implementar inovações.

2 – Macroeconomia, o ambiente macroeconômico precisa ser sólido reduzindo incertezas sobre o futuro e que gere confiança para o investidor.

3 – Estado, a eficiência do estado, se traduz em melhor gestão dos gastos públicos e ajuda o país a melhorar a eficiência do investimento público. Para isso, é necessário melhorar a capacidade do Estado de planejar e executar suas políticas e investimentos.

4 – Legislação e burocracia, marcos regulatórios definidos e uma legislação com direitos e deveres claros e estáveis aumenta a confiança dos investidores e a competitividade das empresas.

5 – Mercado, nosso Páis precisa estar integrado à economia internacional, participando de importantes cadeias de suprimento  globais, o que contribui para gerar mais inovação, para permitir a troca de conhecimento e para agregar valor à indústria nacional.

6 – Mercado de trabalho com um sistema legal e institucional juridicamente seguro e com relações mais adequadas às necessidades da economia visando aumentar a competitividade das empresas e o desenvolvimento do país.

7 – Financiamento, o ritmo de crescimento de uma economia e a competitividade da sua indústria dependem da disponibilidade de recursos para investimento e da capacidade do sistema financeiro de intermediá-los a baixo custo e de forma ampla.

8 – Infraestrutura, para um mundo cada vez mais competitivo, o país precisa ter uma rede eficaz de transportes que interligue os diferentes modais, além de oferecer disponibilidade de energia, uma estrutura adequada de transmissão de dados em alta velocidade (banda larga) e serviços de saneamento universalizados.

9 – Estrutura tributária deve ser simples e transparente pois aumenta a competitividade da indústria e estimula investimentos.

10 – Inovação e produtividade, para que haja  ganhos na produtividade, a empresa precisa investir em inovação.

Você gestor, empreendedor, não deixe de analisar esse estudo, aliás muito bem elaborado no link abaixo.

Comentários