Afinal a inflação está controlada ou não?

Bom dia gestores,

Toda serelepe Dona Dilma, disse também que a "inflação está sob controle", e o pior é que estava falando sério.

Toda feliz com o resultado da inflação de julho, praticamente zero. Aproveitou um resultado pontual para criticar FHC, e os críticos de plantão, que comentaram que o governo perdeu o controle da inflação.


O que Dona Dilma e seu santo padrinho Lula, esquecem é que qualquer pessoa mais inteligente, desconfia e muito do governo que perdeu sim o controle da inflação, senão a taxa de juros não estaria subindo, e isso é fato.

Dilma assim como Lula, adota uma retórica barata, criticando os críticos que falaram em descontrole da inflação, e esquecem do próprio governo, que fica melindrado com tudo que é negativo e começa a discutir tal coisa, como se o problema essencial é ter razão na discussão e não a atitude proativa.

O Brasil possui atualmente a inflação mais alta que a dos nossos parceiros comerciais mais importantes como EUA, e países da Europa, China e etc, com inflação alta num mundo globalizado e que não está em deflação devido a uma enxurrada de dinheiro dos bancos centrais, e isso é fato.

Já disse aqui em nosso Blog, que estamos com a inflação relativamente alta, e um crescimento  medíocre em torno de 2% ao ano no governo de Dona Dilma, aí os custos das empresas sobem bem mais que no resto do mundo, o resultado é que juntando os pessimistas que falam em inflação aos mentirosos que criticaram o câmbio valorizado dos últimos anos, pronto descobrimos quem quebrou a indústria brasileira, foi
a oposição, as elites, a burguesia, e não o governo.

Aqui no mundo real e não em Brasília a terra do nunca, a inflação é uma estatística real  e tem efeitos devastadores, o preço dos produtos alimentícios subiu muito, pelas estatísticas subiu a  11,4% em 12 meses, mas em abril antes das manifestações batia nos 14%, muito mais que os salários. O povo gasta uma boa parte da renda em impostos e comida, e isso é fato, devemos entender que o prestígio de Dona Dilma não cai atoa.

Na conta dos economistas, a inflação alta resulta em taxas de juros mais altas e gastos maiores com os juros da dívida pública, o governo esquece que a inflação mais alta, dificulta a vida dos  pobres por dois motivos, a renda real vai cair, e a despesa pública com juros, que vão para os mais ricos aumenta, e isso é fato.

A inflação não está sob controle, porque o governo fez uma barbeiragem na política econômica. Os juros a princípio baixaram, o que foi uma boa coisa, mas ficariam baixos apenas se o governo limitasse seus gastos, o que não fez, depois tentou destravar a economia, com isenções e subsídios, só que a economia não "bombou", e o governo levou “bomba", e isso é fato.

Segundo o IPCA, a inflação de serviços está rodando ainda a 8,5% nos últimos 12 meses (a média no governo Dilma é de 8,4%), a inflação de serviços é tudo aquilo que você paga para outra pessoa fazer, desde o jardineiro até o médico, portanto a inflação é persistente e está disseminada, em vários setores, isso é fato.

Para quem já viu esse filme, quando o governo fala em inflação "descontrolada" ou "bastante controlada", é pura retórica, o fato é que vamos continuar nessa vidinha, se um País consegue ter uma inflação relativamente alta com crescimento ridículo, isso é fruto de políticas de transferências de renda, que tomam quase metade do orçamento, descaso com gastos públicos, barbeiragens econômicas, intervenção demais do Estado e quebra de empresas estratégicas como a Eletrobrás e a Petrobrás essas e outras tantas atitudes é que vão fazer o país patinar pelo menos até 2016. E isso é fato.

Sucesso a todos,

Comentários