Bom dia gestores,
A Volkswagen confirmou o fim de um de seus veículos mais
emblemáticos: a van Kombi deixa de ser produzida até o fim de 2013, 64 anos
após o primeiro modelo ter sido apresentado, na Alemanha.
Para quem trabalhou com distribuição física sabe o quanto
esse veículo “quebrava galhos” nas entregas urgentes, não lembro de quantas vezes fui salvo
pela velha e boa Kombi, kkkk.
Para marcar o fim da fabricação no Brasil, último país a
ter uma linha de montagem ativa do utilitário, a VW lança a série especial Last
Edition.
Serão 600 unidades numeradas, que terão placa de
identificação. Cada uma custará R$ 85 mil, quase o dobro do cobrado por um
modelo convencional de passageiros (R$ 48,6 mil).
Seus principais diferenciais são a pintura bicolor (azul
e branca) estilo "saia e blusa", os bancos de vinil que repetem os
tons da carroceria e as lanternas transparentes.
A Kombi sai de linha após 56 anos de produção
ininterrupta no Brasil. Seu projeto antigo inviabiliza a instalação de airbag
duplo, item que será obrigatório em todos os carros novos comercializados no
país a partir de 2014.
De acordo com a VW, foi comercializado cerca de 1,5 milhão
de unidades do furgão no Brasil. A simplicidade construtiva e o baixo custo de
manutenção são as principais qualidades do modelo.
Nem a chegada de vans chinesas de preço mais baixo
atrapalharam as vendas da Kombi. Nos sete primeiros meses de 2013, ela teve
13.212 emplacamentos registrados cerca de 85% para frotistas.
A VW ainda não revelou qual modelo substituirá a Kombi no
Brasil. A Folha apurou que algumas versões de vans europeias estão sendo
avaliadas, como o furgão T5 e o monovolume Caddy. Há também a possibilidade de
um modelo inédito ser apresentado em 2014.
Sucesso a todos,
Comentários