Balança comercial tem o pior resultado.

Boa noite gestores, 

Conforme já previsto em nosso Blog, a balança comercial brasileira, que mostra a diferença entre as importações e as exportações do país, apesar de  registrar um superávit de US$ 2,4 bilhões em junho, o triplo do verificado no mesmo mês do ano passado, mas apesar do resultado positivo no mês, o saldo comercial no semestre ficou negativo em US$ 3 bilhões, o mais baixo desde 1995, quando registrou déficit de US$ 4,2 bilhões.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira 01 de julho,  pelo Ministério do Desenvolvimento, a  diferença entre os números do comércio exterior brasileiro este ano e em 2012 é de 66,2%, no primeiro semestre do ano passado, o saldo ficou positivo em US$ 7,1 bilhões.

Essa deterioração no saldo comercial deve-se principalmente a dois fatores, antecipados em nosso Blog, o registro em atraso este ano de US$ 4,5 bilhões em importações de combustível feitas pela Petrobras no ano passado e a queda nas vendas de commodities importantes, como ferro, aço e petróleo, cuja exportação diminuiu quase 50% no semestre ante ao mesmo período do ano anterior, devido ao governo usar a Petrobrás para controlar a inflação e estimular o consumo.

Essas compras da Petrobrás estão sendo contabilizadas somente neste ano devido a uma decisão da Receita Federal, que permitiu à Petrobras informar as importações com atraso, ajudando o governo a fechar o ano fiscal de 2012 no azul.

De acordo com o governo as exportações em junho somaram US$ 21,2 bilhões, alta de quase 10% frente ao mesmo mês de 2012, houve alta nas vendas de básicos (+6,8%) e manufaturados (+18,0%), enquanto caíram as exportações de semimanufaturados (-2,3%).

Segundo o governo, contribuiu para a alta a venda de uma plataforma de petróleo no valor de US$ 1,6 bilhão, além do resultado positivo da venda de soja no mês frente, já as importações alcançaram US$ 18,8 bilhões, resultado 1,5% superior ante ao verificado em junho do ano passado.

Cresceram as compras de bens de consumo (+19,3%), bens de capital (+18,4%) e matérias-primas e intermediários (+6,2%). Houve queda nas importações de combustíveis e lubrificantes (-38,9%).

No semestre, as exportações somaram US$ 114 bilhões, queda de 0,7% frente ao ano passado. Mesmo assim, o terceiro maior valor para o semestre da série histórica, iniciada em 1993.

As vendas externas no acumulado do ano apresentaram queda em todos os segmentos com exceção dos manufaturados, onde houve alta tímida de 0,4%, puxada pelas vendas de automóveis (+32%), etanol (+67,6%) e obras de mármore (+25%).

Os produtos básicos caíram 0,9%, resultado influenciado pela queda expressiva de 48,5% na rubrica de petróleo e derivados. Os demais itens básicos apresentaram alta de 10,1%.

Já as importações alcançaram US$ 117,5 bilhões, alta de 8,4% ante ao primeiro semestre de 2012 e um recorde histórico.

Houve crescimento em todos os segmentos, com exceção de bens duráveis, que caíram 3%, por conta dos automóveis, cuja redução foi de 10%.

No acumulado do ano, o Brasil incrementou as vendas para a China (+10,4%), Argentina (+7,2%) e Oriente Médio (+8,1).

Houve queda, contudo, nas exportações para Estados Unidos (-14,8%), União Europeia (-7,4%), Europa Oriental (-6,5%) e África (-5,6%).

A queda significativa nas vendas para os Estados Unidos é resultante da redução nas exportações de petróleo, que caíram quase 60% no acumulado do ano.

Segundo o governo, desconsiderando esse produto, os demais itens vendidos ao mercado americano tiveram resultado positivo de 1,2%.

Em uma análise mais grossa da situação os US$ 3,9 bilhões de superávit neste estão mais longe do o governo pensa, na média o superávit médio terá de ficar em torno de US$ 1,3 bilhão mensal, contando com a safra agrícola ainda está nos campos,  não parece suficiente para mudar muito essa trajetória.

Os planos de concessão do governo podem ser uma ajuda para os exportadores. Mas não devemos esquecer que, da mesma forma que a melhora de portos e estradas ajuda a exportação, também colabora para a importação. Vai ficar mais barato exportar, mas também ficará mais barato para importar.

A tendência, com isso, é ampliar o déficit na balança comercial de manufaturados e elevar o superávit dos produtos agrícolas, precisamos melhorar as exportações de produtos com  conteúdo tecnológico, e isso não vem simplesmente com a melhora dos portos e das estradas, que é positiva, mas não é a solução para todos os problemas, o Brasil perdeu espaço no comércio exterior.

Sucesso a todos,

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