Porque o Google comprou o Waze por US$ 1 Bilhão?.

Boa noite gestores,

Como sempre o pessoal do Google deu um pulo à frente dos concorrentes.

Nessa última terça feira a Google anunciou a aquisição do Waze, startup de Israel que possui uma plataforma ou ferramenta colaborativa sobre mapas.

A startup lançada em 2007 foi adquirida por 1 bilhão de dólares depois de um grande sucesso entre os usuários das principais plataformas de smartphones, particularmente comprei recentemente um Smartphone com todas as modernidades possíveis e imaginárias, sai das trevas tecnológicas e entendi porque o Google desembolsou tanto dinheiro nesse segmento.

A resposta não é muito complicada, vamos voltar no tempo e lembrar que a grande nova onda no mercado de tecnologia surgiu também em 2007 com a entrada do iPhone no mercado, dando o grande pontapé na área de dispositivos móveis.

De lá para cá esse setor de dispositivos móveis só apresenta crescimento além dos smartphones surgiram os tablets e provavelmente veremos mais dispositivos móveis como o Google Glass e quem sabe um relógio inteligente, o iWatch.

A questão é que os mapas tem um tudo a ver com dispositivos móveis, dependem de um contexto de localização para a maioria das aplicações e por isso não só o Google, mas acredito também que Apple e Facebook, estão investindo pesado nessa “guerra”.

Lógico que o pessoal do Google deu um passo a frente e recentemente também fez uma grande atualização no seu sistema de mapas, que está sendo lançado aos poucos para os usuários. As principais novas funcionalidades podem ser vistas no vídeo abaixo com legendas em português.



A poposta de valor do Waze para o Google será uma base de informações e de usuários colaborando com os serviços de mapas do Google, atividade importante para os serviços que dependem desse contexto, uma grande oportunidade não só para o Google, dado que na maioria das vezes estamos compartilhando hora, local, direção, pessoas, texto e objetos a cada momento nos nossos dispositivos móveis, gerando o tal mercado de big data, muita informação não é? depois escrevo algo sobre os Big datas.

Outro ponto que acho muito interessante são as startups do bilhão, o Waze entra pra lista, o Instagram foi adquirido pelo Facebook e o tumblr adquirido pelo Yahoo. Quem será a próxima do bilhão? Um bom chute seria para o aplicativo Whatsapp, muito funcional por sinal.

Enquanto isso no Brasil quando teremos uma startup do bilhão?, só nós professores sabemos como é difícil  montar uma grade para um curso pós-técnico voltado para esse mercado, o pessoal que rema contra a maré é a maioria, infelizmente.

Sucesso a todos,

Comentários