Manifestações pelo Brasil, a juventude nos dando uma lição.

 Boa noite gestores,

Como diria Hamlet, personagem de Shakeapeare, “Há algo e podre no reino da Dinamarca”,

Dilma tomou vaia na abertura da Copa das confederações, a Petrobrás quase quebrando, descobriu-se uma dívida de 7 Bi em impostos, a Eletrobrás também, a Eletropaulo com sérias dívidas, ministérios sendo criados a revelia de acordo com a vontade política dos “aliados” do governo, o governo gastando o que não tem, ou o que é nosso “o dinheiro dos impostos”, com bolsas diversas, PEC 37, estádios superfaturados, enquanto a educação, escolas e hospitais são deixadas de lado, bem isso leva logicamente a um grande descontentamento, .


E aí, dona Dilma conseguiu dizer, (via assessoria), em um dia absolutamente espetacular como ontem, foi que as manifestações pacíficas de jovens são legítimas.

Obvio que essa  declaração insossa da presidente não correspondeu nem à tensão, e nem à dimensão dos episódios, nunca na história desse pais, se viu imagens tão impressionantes
65 mil em SP, 100 mil no Rio, e muitos outros nas outras capitais, até Brasília, o congresso Nacional foi cercado.

Obvio que houve alguns excessos, uma minoria agressiva promoveu algumas cenas de vandalismo, sendo hostilizada pelos que estavam “na paz”.

Entendi, na declaração de dona Dilma, que a tal da "legitimidade"  é um reconhecimento claro da perplexidade dela e do partido diante de uma situação que tomou conta do país.

O aumento das passagens deve ser reconhecido como o que acendeu pavio do barril de pólvora, pois as autoridades, a polícia, os partidos, e até nós mesmos, não sabemos até agora arriscar uma avaliação do que está acontecendo no país, o povo apareceu nas ruas, a juventude acordou, e já está nos dando uma lição.

Para dona Dilma na semana em que sofreu queda na aprovação do seu governo tudo andava bem, na republica inoperante brasileira, essa que conhecemos, onde os políticos defendem sempre os interesses privados, tudo andava bem de repente a Praça Tahir é aqui?

Todos pegos de surpresa, do paraíso ao inferno, a insatisfação, o descontentamento, a irritação com a política atual agora são percebidas, a mobilização das redes sociais que revolucionou o mundo árabe, estão sendo usadas aqui, e lá derrubou regimes autoritários, sempre digo em sala de aula que uma hora a democracia vai evoluir, e a política deve ser reinventada constantemente.


O momento não fornecerá respostas, somente dúvidas, o governo simplesmente não tem o que fazer, ninguém tem. A voz rouca das ruas foi libertada, mas são tantas e tão diferentes,  que não sabemos o que ocorre, “Há algo e podre no reino da Dinamarca”.

Sucesso a todos,

Comentários