Fuga de capitais, porque os Dólares estão indo embora.

Boa noite gestores,

Nas últimas semanas o dólar se valorizou em relação ao real, fiz algumas conjecturas, inclusive discuti isso com minha esposa, que também é administradora.

A razão para essa repentina valorização são os sinais de melhoria na economia norte-americana, em especial a geração de empregos e o saldo positivo nas contas públicas, obviamente atreladas a uma análise mais profunda da economia brasileira, gerando uma baixa expectativa de empresários estrangeiros em aumentar a capacidade produtiva brasileira.


Aí vem os problemas para o governo de Dona Dilma, com essa repentina elevação do dólar, algo que já comentamos aqui no nosso Blog, e obviamente deve ter sido previsto pelo ministro, mago, visionário e otimista, Guido Mantega.


Haverá interferência nas importações de petróleo, encarecendo os produtos derivados e podendo, caso o governo não interfira no mercado, elevar a inflação dentro do viés de aumento de custos produtivos.

Lógico que quando um perde alguém ganha e nesse caso, quem fica em vantagem com a elevação do dólar são os exportadores, porém, somente aqueles que já alavancaram seu processo de investimento e estão com seus produtos prontos para exportação.

Se o dólar sobe, a expectativa de se investir na  indústria, e dentro de uma análise ocorrer aumento da renda e do emprego no longo prazo, gerando por sua vez, mais consumo interno, o que iria caracterizar um certo crescimento econômico do setor. Mas ao mesmo tempo gerando inflação, principalmente devido ao aumento dos custos do petróleo, repassando aos demais preços da economia.

Portanto, a difícil missão do nosso governo, preocupado com a queda na popularidade de Dona Dilma e a reeleição, é tentar manter um câmbio que contribua com a exportação bem como não interfira nos mecanismos de preços internamente, e não existe bola de cristal nessa hora.

O mais importante é lembrar que existem outros mecanismos para gerar estabilidade no câmbio que não seja a elevação da taxa de juros, mas infelizmente não é esse sinal que o governo está dando ao mercado.


Sucesso a todos,

Comentários