Planejamento e seus níveis

Boa tarde gestores,

Planejamento Estratégico

Se apresenta como um plano bastante amplo e envolve toda a organização, geralmente algo a longo prazo, define as estratégias de longo prazo da organização, nessa etapa do planejamento devem ser avaliados os ambientes internos e externos, concorrência, as tendências de mercado, investimentos e seus riscos, o que fazer e o que vai ser da organização no futuro?

O planejamento estratégico se baseia no estabelecimento de metas, objetivos, políticas, missão visão e valores da organização.

O planejamento estratégico é um processo permanente e contínuo, sendo sempre voltado para o futuro, visa racionalizar as tomadas de decisão e a alocação de recursos disponíveis na organização, o planejamento estratégico é o responsável pela geração de mudanças e inovações nas mais diversas organizações, as decisões estratégicas são tomadas geralmente pelos proprietários, CEOs, presidentes, conselheiros, diretores, dependendo muito de como a empresa desenvolver seus processos.  



Planejamento Tático

Tem o importante papel de analisar alternativas para realizar a missão da empresa, sua principal característica é a de um planejamento de médio prazo, normalmente anual, desdobrado a nível departamental, cada departamento ou área da empresa tem o seu.

O planejamento tático é o que desdobra os objetivos estratégicos da organização em objetivos departamentais, geralmente é desenvolvido a médio prazo envolvendo cada área da organização, procura atingir todas as áreas justamente para a utilização de modo eficiente de todos os recursos da empresa.

O planejamento tático, integra a estrutura da organização e deve fazer frente aos desafios que a organização tem pela frente, o plano específica de que modo área, processo ou projeto auxiliará a empresa a alcançar os objetivos propostos.


Planejamento operacional

É o local onde estão todos os colaboradores que não tomam decisões estratégicas ou táticas, ou seja, todas as metas, indicadores e demais atividades elaboradas nos níveis estratégico e tático são aplicadas na prática no nível operacional.


Dessa forma podemos perceber que os três níveis de planejamento atuam como um processo integrado que se inicia através do planejamento estratégico definindo objetivos e metas, na sequência o tático, desdobrando os planos e ações em atividades para as diversas áreas e posteriormente com o planejamento operacional onde todas as ações planejadas tem a sua aplicação direta e imediata.

Sucesso a todos,

Comentários