6 de junho de 2013

Be productive!

Bom dia gestores,

Sabemos que quando trabalhamos em uma empresa, muitas vezes a nossa produtividade é colocada em cheque, a correria do dia a dia, muitas vezes nos impede de ser produtivos, não é verdade?
Imaginem para um empreendedor, muitos não aproveitam todo o seu potencial devido a uma série de problemas, afinal o empreendedor, bate o escanteio e cabeceia para o gol, proponho, para racionalizar a conversa, 4 perguntas, que sempre faço para mim mesmo.

Antes de começar a responder emails desesperadamente, separe 20 minutos logo no início do seu dia e responda:

1) Fui produtivo ontem?

Essa é a grande pergunta, pense no que foi feito ontem, analise se elas eram realmente importantes, se eram.... ótimo, você foi está no caminho certo, foi produtivo.

Se você percebeu que se enrolou com várias atividades durante o dia, e poucas delas eram importantes, foco no objetivo, fique atento para evitar essas distrações no futuro.

2) O que realmente importante precisa ser feito hoje?

Agora o melhor é priorizar as tarefas do dia, nada como uma lista do que precisa ser feito, bote tudo no papel ou na agenda do celular, e já destaque as mais importantes. Essas são as tarefas que você realmente precisa fazer hoje. Por exemplo, atender um cliente, fechar uma nova venda, entregar um pedido, um projeto, um trabalho, são coisas importantes. Entretanto, responder emails que podem ser respondidos oportunamente não tem tanta prioridade, Facebook então....., nem pensar..

Com as tarefas essenciais bem definidas, você evita que distrações que atrapalhem e você  mantém o seu foco na  produtividade.


3) Algum cliente (interno/externo) está precisando de atenção imediata ou de retomada de contato?

Não perca mais prazos com clientes, ou pessoas da sua matriz de relacionamento na empresa em que você trabalha, não seja prolixo, mantenha a sua palavra, faça o que foi negociado e combinado. .

Considerando que os clientes (internos/externos) são aqueles que garantem o ganha-pão do empreendedor, geralmente tarefas relacionadas a eles merecem um grande destaque no seu dia.

4) Como está minha situação financeira atual e como estará no final do mês?

Todo empreendedor ou empregado, precisa cuidar da saúde financeira, seja da empresa ou de sua vida pessoal. Para isso, verifique quais são as contas a pagar e receber no dia e verifique a previsão do saldo da conta no final do mês.

Portanto com essas quatro perguntinhas, bem simples e muito óbvias, exigem que você esteja organizado no seu dia a dia para conseguir a resposta com rapidez e ser mais produtivo.


Disciplina é a chave para qualquer atividade,  é necessário fazer essas perguntas todos os dias, dessa maneira você não esquece mais o que tem que ser feito, das contas que tem que pagar e receber e não perde mais prazos com clientes e parceiros.

E aí, be productive!!!!

Sucesso a todos,

Nenhum comentário: