Bom dia gestores,
A Casas Bahia é o maior anunciante do país pelo 11º ano,
de acordo com o ranking Agências & Anunciantes, com 300 companhias.
A empresa destinou R$ 1,32 bilhão à propaganda em 2012,
segundo o levantamento, do grupo Meio & Mensagem.
Em segundo lugar, com investimento de R$ 1,15 bilhão, a
Unilever, dona de marcas como Omo, Dove e Kibon, ameaça assumir a liderança.
Nos últimos dois anos, os gastos publicitários da
Unilever cresceram 25% (2011) e 15% (2012) e a empresa já divulgou que deve
aumentá-los em mais 20% neste ano.
A Casas Bahia, no momento passa por uma disputa entre
sócios, segue aumentando os investimentos, mas de forma mais moderada: em 2012
e 2011 os gastos foram ampliados em 5% e 3%, respectivamente.
"A Unilever está bem agressiva e pode encostar ou
passar a Casas Bahia em 2013", diz Regina Augusto, diretora editorial do
Grupo Meio & Mensagem. "Pode ser que haja surpresa, mas não acredito
que Casas Bahia aumente os investimentos na mesma proporção."
A Caixa é o maior anunciante entre as empresas estatais e
ampliou ainda mais a diferença ao aumentar em 58% os gastos em relação a 2011,
para R$ 676,5 milhões.
O banco público foi à mídia principalmente para divulgar
a política de juros baixos e o programa Minha Casa, Minha Vida, e ficou em terceiro
lugar no ranking, desbancando as cervejarias Ambev e Petrópolis, que estavam à
sua frente em 2011.
Os outros dois grandes anunciantes públicos, Banco do
Brasil e Petrobras, também ampliaram gastos acima da média do mercado
publicitário, que cresceu 6% em 2012. O BB investiu R$ 292 milhões (alta de
38%) e a Petrobras, R$ 383,6 milhões (24%).
Entre os dez maiores anunciantes do ranking, a
Hypermarcas teve o maior crescimento: 74%, para R$ 364,4 milhões. A empresa
subiu 13 posições, para o 10º lugar.
A expansão dos investimentos da Hypermarcas em
publicidade no ano passado foi direcionada, principalmente, às marcas de
medicamentos dos laboratórios adquiridos pelo grupo nos últimos anos.
Outro grande salto foi o da Sky, que pela primeira vez
entrou para o time dos dez maiores anunciantes. A empresa de TV por assinatura
tem crescido de forma expressiva junto à classe C e investiu R$ 423,7 milhões
no ano passado, alta de 65%.
Na telefonia, Oi e Vivo também ampliaram os gastos de
forma significativa. A Oi subiu para a 12ª posição, com um aumento de 64% dos
gastos, para R$ 316 milhões. A Vivo ficou em sexto lugar, com alta de 59%, para
R$ 418,9 milhões.
Um setor que reduziu os gastos foi o de montadoras: Fiat,
Ford, Volkswagen, Peugeot, Kia, Nissan e Hyundai Caoa investiram menos do que
em 2011.
Na contramão, a GM e a Renault ampliaram a presença na
mídia. A montadora americana investiu R$ 307 milhões, 25% mais do que em 2011,
e a francesa, R$ 233,8 milhões (28% mais). As japonesas Toyota e Honda também
ampliaram gastos.
Para Regina Augusto, o fim das promoções com IPI reduzido
pode ter contribuído para a retração no segmento.
Sucesso a todos,
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