Busque uma atitude positiva diante dos erros.

Boa noite gestores,

Já pensaram como é difícil lidar com os inevitáveis erros na nossa vida profissional, alguns são  estratégicos, outros cotidianos, alguns recorrentes, e oferecem maior ou menor grau de impacto.

Mas nossa vida é permeada por eles e não existe um caminho sem eles, os erros tem o poder de nos ensinar o que nenhum curso, nenhuma conversa, recomendações e conselhos nos ensinam.

Mas se não existe um caminho seguro, é com os erros que aprendemos o que realmente é a vida, essa é a importância de reconhecer os erro e as vezes repara-los.

Para realmente aprender com nossos erros devemos passar pelo autoconhecimento, afim de evita-los e mostrar uma atitude assertiva e construtiva diante deles, abaixo algumas dicas de quem já errou muito, e possui uma experiência sólida no mercado.

1 – Um sonho impossível, procure não errar, e se errar, identifique e assuma seu erro.

2 – A credibilidade é difícil de conquistar e não desaparece diante de alguns erros, mas vai embora quando erramos e não admitimos.

3 – Gaste toda a sua energia na reparação de um erro e não em lamentações que não te levarão a lugar nenhum, ao cometer um equívoco, assuma imediatamente.

4 – Encare a incidência de alguns erros com naturalidade, o difícil é não cometê-los.

5 – Preocupe-se se você se enxerga como alguém que não comete erros, a mania de perfeição pode ser uma doença. 
6 - Após assumir seu erro, lembre-se que a reparação é de sua responsabilidade, trate isso de forma cuidadosa, transparente, organizada e estruturada.

7 – A filosofia oriental diz que devemos primeiro resolver o problema, eliminar a sua causa e só depois achar o culpado, portanto evite identificar culpados ou dar explicações e conjecturas improváveis.

8 – Se você errou não fique abatido, lembre-se que aprender com o erro faz parte do seu amadurecimento pessoal e profissional, e você deve conviver com isso.

Essas dicas são para você ter uma atitude realista em relação aos seus erros, e não para você continuar errando, lembre-se do velho ditado “o que é errado não se copia”.

Sucesso a todos, 

Comentários