Bom dia gestores,
Falamos sobre esse assunto em sala de aula na segunda, 11/03 (3º Adm C), e o que comentamos a respeito da crise no sistema de transporte da histórica safra brasileira de grãos começou a produzir os efeitos concretos.
Falamos sobre esse assunto em sala de aula na segunda, 11/03 (3º Adm C), e o que comentamos a respeito da crise no sistema de transporte da histórica safra brasileira de grãos começou a produzir os efeitos concretos.
Produtores de soja do nordeste de Mato Grosso, nova e
promissora área para grãos, começaram a contabilizar perdas da produção por
falta de caminhões para o transporte da lavoura aos portos.
"Os caminhoneiros vêm à região para puxar a soja,
mas a situação das estradas -como a da BR-080- é tão ruim que eles não querem
retornar. Tem muita soja que está no pé e está sendo perdida por falta de
transporte", diz o produtor rural Gabriel Jacinto.
A soja poderia ser colhida e armazenada, mas não há silos
suficientes.
O atraso na colheita afeta a qualidade do grão e reduz a
receita do produtor.
Com 30% da área de 4.000 hectares colhida, Jacinto
contabilizou uma perda de 5% em razão do excesso de umidade provocado pelo
atraso na colheita. A situação da lavoura não é pior graças a um contrato de
transporte negociado antes da safra.
"A exclusividade para uso de 30 caminhões tem me
ajudado a tirar a soja da lavoura, mas mesmo assim a transportadora está com
problemas para manter esses caminhões. O custo de R$ 45 por tonelada já foi a
R$ 75 e isso vai afetar parte do lucro da operação", diz. A margem final
já foi afetada em 20%.
A situação pode piorar. A falta de estradas, de terminais
e de portos reduz a cadência do transporte rodoviário.
Segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e
Milho de Mato Grosso), os caminhoneiros que fazem a rota Centro-Oeste/Santos
estão levando nove dias para completar a viagem.
O trajeto de 2.200 quilômetros deveria ser feito em seis
dias. Na Baixada Santista, os caminhoneiros não têm conseguido alcançar os
terminais, o que provoca filas gigantescas na rodovia Cônego Domênico Rangoni
(Piaçaguera-Guarujá).
"O frete de longa distância é o que mais tem sido
afetado. O transporte da tonelada da soja do Centro-Oeste para Santos ou
Paranaguá subiu de R$ 120 para 180 a tonelada nas últimas semanas", diz
Roger Rodrigues, diretor administrativo da Aprosoja.
Os problemas também podem ser vistos em Alto Araguaia
(MT), onde a operadora ferroviária ALL recebe a soja de Mato Grosso. A ALL diz
que elevou a capacidade de recebimento de caminhões de 280 para 1.400 por dia.
Na semana passada, caminhões estacionados na BR-364
formaram fila de 60 quilômetros. A ATC (Associação dos Transportes de Carga de
Mato Grosso) pediu fiscalização da ANTT (Agência Nacional de Transportes
Terrestres) no terminal de Alto Araguaia.
"Os embarcadores dizem que despacham a soja prevista
em contrato. A ALL diz que os embarcadores estão mandando mais soja do que a
capacidade de transbordo. O caminhoneiro fica no meio dessa briga esperando 30
horas para descarregar", diz Miguel Mendes, gerente da ATC.
A armazenagem é outro problema, sem transporte, as
regiões produtoras começam a ter problemas de armazenagem.
"Ou temos caminhões aqui para tirar a soja colhida
até o fim da semana ou vamos ter de parar a colheita. Não tem mais onde
guardar", diz Endrigo Dalcin, produtor da região de Nova Xavantina.
A região tem capacidade para 2 milhões de sacas, volume
que será alcançada neste semana, e deve produzir 4,5 milhões de sacas.
Comentários
Digo isso, não por mera "puxação de saco", mas sim, pelas competências, Habilidades e atitudes que tenho obtido, sendo o meu desenvolvimento profissional como também pessoal...
OBRIGADO EQUIPE DE GESTORES DO BLOG.
VOCÊS EFETIVAMENTE PRODUZ MENTES GESTORAS E EMPREENDEDORAS.
SUCESSO !