Matriz BCG.

Boa noite gestores,

A seguir mais uma ferramenta de gestão a Matriz BCG, criada pelo Boston Consulting Group (um grupo de consultoria da cidade de Boston, nos EUA), e análisa os produtos ou serviços de uma organização em forma de matriz, com os vetores participação no mercado e taxa de crescimento da empresa.

Imagine que sua empresa tem um produto que vende um pouco todo mês, de forma constante e sem muito esforço? Ou oferece um serviço que quase ninguém compra e que tem dado pouco resultado? 

Para os dois casos há a indicação de uso da ferramenta Matriz BCG.

A ferramenta serve para o empreendedor melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes e avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção. Com isso, é possível analisar periodicamente a oferta de produtos e/ou serviços para, se necessário, para de produzir algo.

Há quatro grupos principais de produtos: 

Os vacas-leiteiras geram muito lucro sem que o empreendedor precise vender muito nem investir muito tempo e esforço em marketing e vendas. 

Os Estrela, são aquele que geram muito lucro, mas, em contrapartida, exigem um bom investimento para darem o retorno esperado. 

Os produtos ponto de interrogação estão numa fase nebulosa: ainda não geram muitos lucros e, ainda por cima, exigem altos investimentos em marketing. 

E finalmente os abacaxis que só dão trabalho. Eles não vendem bem, não têm boa margem de lucro e, consequentemente, não contribuem satisfatoriamente para o faturamento da empresa, são os micos e devem entrar em uma fase de estudo, para serem modificados, combinados, ou ainda  descontinuados.

Aplicando a análise de Porter nessa ferramenta , devemos ter a preocupação de manter o portfólio da empresa com o caixa equilibrado, fazendo com que as vacas leiteiras garantam o desenvolvimento de outras atividades, estimulem o desenvolvimento das estrelas,  as “interrogações" devem ser analisados seletivamente, com outras ferramentas e os abacaxis também.

Sucesso a todos,

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